Pesquisa polêmica sugere que modelos plus size contribuem para a epidemia de obesidade
Para promover a diversidade da beleza, a cada dia que passa o mundo da moda vem investindo no segmento plus size usando modelos fora do padrão magérrimo. No entanto, um novo estudo polêmico divulgado no Journal of Public Policy & Marketing, alega que a propagação de imagens de mulheres plus size tem contribuído com a epidemia de obesidade.
Os responsáveis pela pesquisa, Lily Lin e Brent McFerran, da Universidade do Estado da Califórnia e Universidade Simon Fraser, declararam: “quando socialmente admissíveis, os indivíduos apresentam menor motivação para se engajar em comportamentos saudáveis e consomem maiores porções de alimentos não saudáveis.’
No estudo, as mulheres foram convidadas a se imaginar passando por uma loja de roupas femininas e lhes foi mostrado duas fotos – uma de uma manequim magra e outra de uma gorda. Em seguida foi pedido para que ranqueassem a frase: “Eu acho a obesidade ou sobrepeso algo normal ” em uma escala de 1 a7 (‘discordo totalmente’ a ‘concordo muito’).
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Resultados descobriram que as mulheres que viam manequins maiores sentiam que estar acima do peso ou ser obesa era algo socialmente aceitável.
Em uma segunda etapa, as participantes do estudo receberam um pote contendo sete chocolates junto a uma foto mostrando mulheres plus size. As fotos tinham diferentes legendas: “para mulheres normais”, “para mulheres plus size” e “para mulheres”. Aquelas que viram a foto com o texto “para as mulheres normais” comeram mais chocolate que aquelas que viram as imagens com as outras legendas.
Segundo os pesquisadores, este feito é típico do marketing da vida real que faz com que certos consumidores acreditem que corpos maiores são socialmente aceitáveis, o que leva ao consumo de alimentos não saudáveis.
Os pesquisadores sugerem que os anunciantes usem imagens de ‘pessoas com peso saudável’ – que não seriam nem magras demais e nem gordas – e desistam completamente de chamar a atenção para o problema do tamanho do corpo.