Punk comemora 40 anos – e continua influenciando a moda

O punk não morreu – inclusive, está fazendo aniversário de 40 anos. O que nós conhecemos como um estilo de música é na verdade uma grande subcultura que também engloba desde literatura e cinema a artes visuais e ideologias políticas.

A moda não fica fora dessa: roupas e acessórios também sempre foram uma grande forma de expressão do movimento, que é reconhecido por seu conjunto de moicanos altos e coloridos, piercings, rebites, tachas, coletes, calças rasgadas e coturnos. Se nos anos 70 os adeptos a essa cultura confeccionavam as suas próprias peças, a partir dos anos 80 o estilo começou a ser produzido em larga-escala.

Desde então, o punk também já influenciou muitas coleções das passarelas: ele até foi uma das tendências do ano passado, aparecendo em desfiles de Saint Laurent, Balenciaga, Givenchy, Alexander Wang e outras grifes famosas. Porém, o mais importante ícone da moda punk permanece sendo a Vivienne Westwood. A carreira da estilista se mistura à história dos Sex Pistols – que concorrem ao título de maior nome do punk rock -, uma vez que ela fazia roupas para a SEX, loja do empresário da banda britânica. “Eu era messiânica quanto ao punk. Eu via se era possível estragar o sistema de alguma forma”, ela contou ao site Independent. E no fim, ela realmente conseguiu fazer história.

Confira algumas pessoas que ainda hoje se inspiram nessa corrente da moda: