Relógio de pulso tem planetas girando no lugar de ponteiros
Pela extravagante quantia de 245 mil dólares (aproximadamente 600 mil reais) já é possível carregar o sistema solar no pulso: em parceria com a Christiaan van der Klaauw, a Van Cleef & Arpels acaba de lançar o seu “Midnight Planétarium” – um relógio astronômico que replica os seis planetas mais próximos do Sol, com direito a movimento de translação e tudo mais.
Extremamente sofisticado, o relógio que reúne um trabalho de design e engenharia digno de premiação, é formado por 396 partes separadas e levou 3 anos para ser construído.
- CineMaterna: confira a programação de Janeiro nos cinemas do ABC Paulista
- Nordeste: descubra o segredo dos melhores meses para viajar
- HMPV: China enfrenta surto de infecções por metapneumovírus
- Conheça Bradford, a ‘capital cultural’ do Reino Unido em 2025
Apresentada no Salão Internacional da Alta Relojoaria, que acontece anualmente em Genebra, na Suíça, a peça tem como destaque os planetas, que fazem as vezes dos ponteiros e são representados por delicadas pedras preciosas. E não para por aí: cada planetinha compactado no mostrador orbita em torno do Sol em tempo real. Ou seja, a pedra que seria a Terra demora 365 dias pra dar uma volta completa, enquanto a que representa Mercúrio leva somente 88 dias.
Por demandar 84 anos para dar a volta no astro-rei, Urano, assim como Netuno (que demora impressionantes 164 anos), não fazem parte da peça. Com o relógio, podemos admirar, no entanto, a beleza de planetas como Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno, e entender um pouquinho mais de perto como funciona o nosso belo e complexo sistema solar.
Com informações Hypeness