Saiba como proteger seu cabelo dos danos causados pelo verão
Acreditar que só a pele sofre com o Sol é um equívoco cometido por muitas pessoas quando o verão chega. As altas temperaturas da estação danificam também nosso cabelo, principalmente de quem passou por processos químicos, como escovas e colorações.
Na época mais quente do ano, os fios tentem a oxidar devido a ação dos raios UV, que afetam a cutícula do cabelo, a melanina e a queratina, levando à descoloração, enfraquecimento e perda de brilho das madeixas.
Uma das alternativas para proteger o cabelo são os óleos, como o de argan, maracujá ou endiroba, que são muito eficientes por criarem uma espécie de película resistente envolta dos fios.
- Falta de zinco: aprenda a identificar os sintomas e saiba como tratar a tempo
- Top 5 destinos de verão para viajar em janeiro no Brasil
- Homem também se cuida! Esquenta Black Friday tem produtos para barba, cabelo e bigode com até 65% de desconto
- Terapia capilar: como reforçar a saúde do cabelo?
Pessoas com problema de queda de cabelo são ainda mais afetadas pelo calor, podendo sofrer pequenas queimaduras na cabeça. Para elas, a aplicação de filtros solares no couro capilar é obrigatória, de preferência com FPS a partir de 50.
O mercado conta com protetores em spray ou como loções mais fluídas, que facilitam a processo. Também é super indicado o uso de bonés e chapéus com abas largas, que ainda dão um toque de estilo aos looks de verão.
O Sol não é o único vilão dessa história. As águas do mar e da piscina também são responsáveis por danificar a estrutura das cutículas capilares.
O contato com sal, iodo e cloro não é nada legal para o cabelo, pois compromete a quantidade de proteínas, causando fraturas e microfraturas nos fios, além de alterar a coloração.
Uma boa dica para evitar esses danos é lavar o cabelo com água dessalinizada, como mineral ou termal, assim que voltar do mar ou da piscina.
Quando o calor bate, não tem jeito: qualquer solução é uma opção. Por isso, muitas pessoas tentem a dormir com o cabelo molhado, o que é um péssimo hábito. Passar a noite com os fios úmidos encostados no travesseiro os deixa frágeis, além de favorecer o aparecimento de caspa e acelerar a queda capilar.
Outro costume nada saudável é manter os fios presos por longos períodos. A tensão causa a quebra e queda dos fios, principalmente se os prendedores forem de silicone ou borracha.
Não aguenta ficar com o cabelo solto no calor? Na hora de prendê-lo, opte por palitinhos de madeira ou plástico, que, além de dar uma cara nova aos penteados, não prejudicam sua saúde capilar.
- Leia mais: