Série rompe estereótipos sobre a moda para homens negros

A falta de representatividade dos negros no mundo da moda tem sido cada vez mais alvo de críticas e debates. A indústria das passarelas, mesmo quando retrata homens negros, acaba reforçando uma visão estereotipada sobre eles ao mostrá-los usando jeans ou camisetas largas e correntes chamativas. As informações são do ‘Brasil Post‘.

Com o intuito de acabar com tais preconceitos, a série “The Dandy Lion Project” foi criada para mostrar que a moda dos homens negros é diversa e não pode ser definida pelas imagens que dominam os grandes meios de comunicação.

A série foi criada para mostrar que a moda para os homens negros é diversa

O projeto é organizado pela norte-americana Shantrelle Lewis, da Filadélfia, que atualmente trabalha como curadora no bairro do Brooklyn, em Nova York. A série de fotos tem sido exibida ao redor do mundo desde 2010, quando foi idealizada. A exposição mais recente terminou em julho no Museu de Fotografia Contemporânea, em Chicago.

O ensaio, intitulado “Dandy Lion: (Re)Articulating Black Masculine Identity” (Leão Dândi: (Re) Articulando a Identidade Masculina Negra), aborda a questão do “dândi negro”, definido por Lewis como “um homem de ascendência africana que assimilou e aculturou a moda europeia em termos de estilo e costura eduardianos e tem uma estética africana”.

A exposição retrata fotos de jovens urbanos de diferentes países ao redor do mundo vestidos no estilo “dândi”, capturadas por fotógrafos famosos e desconhecidos. Em entrevista ao ‘The Huffington Post‘, Lewis diz que o projeto mostra tanto homens heterossexuais, como homossexuais.

Veja mais imagens: