Ter vergonha do corpo faz com que mulheres sejam mais vulneráveis a doenças, diz estudo

11/08/2015 11:45 / Atualizado em 22/03/2017 14:25

iStock
iStock

Por conta de um padrão de beleza rigoroso existente no mundo, muitas mulheres acabam exigindo muito de si mesmas para conquistar aquela aparência impecável que só é possível com ajuda do Photoshop. Mas quando o objetivo não é alcançado – e convenhamos, quase nunca é – não é apenas a frustração que reina absoluta

Recentemente a Universidade de Bucknell, nos Estados Unidos, realizou dois estudos para tentar determinar se há relação entre ter vergonha do corpo e a saúde.

No primeiro estudo, 177 mulheres com formação universitária tinham que concordar ou discordar de afirmações como “Quando não estou no peso que acho que deveria estar, sinto-me envergonhada” ou “Muitas vezes sinto-me vulnerável às doenças”.

Em seguida, as mulheres relataram quantas infecções haviam experimentado nos últimos cinco anos – coisas como bronquite, infecções fúngicas e pneumonia -, bem como a frequência com que experimentaram sintomas de doença física, como náuseas, dores de cabeça e diarreia. Cada mulher também classificou sua própria saúde em uma escala de um a cinco.

A conclusão final mostrou que mulheres com mais vergonha de sua imagem corporal estão sim mais predispostas a ficarem doentes.

Mas, alguns questionaram o estudo, pois, por conta da busca pelo corpo ideal, muitas mulheres acabam sofrendo de depressão e tabagismo, fatores que alteram as repostas. Então foi realizado um novo levantamento, no qual foi realizado o mesmo questionário com mais 181 mulheres estudantes em setembro e novamente em dezembro.

Depois de analisar ambos os estudos, os pesquisadores descobriram que mulheres que tinham níveis mais elevados de vergonha do próprio corpo relataram diminuição da auto percepção de saúde e um aumento do número de infecções desde a adolescência. Além disso, o segundo estudo mostrou que, para as mulheres com níveis mais elevados de vergonha do corpo, as infecções aumentaram entre o primeiro e segundo questionário distribuído.

“Ter vergonha do corpo prevê pouca saúde física porque estes sentimentos fazem com que as mulheres se tornem menos sensíveis aos seus corpos e não avaliem corretamente como estão ou não saudáveis, o que pode gerar problemas de saúde caso os sintomas não sejam detectados a tempo.”, concluiu Jean Lamont, responsável pelo estudo.