Talos, folhas e cascas: como fazer receitas criativas com aproveitamento total dos alimentos

Publieditorial

Confira dicas de receitas do chef Edson Leite para aproveitar integralmente os alimentos e combater o desperdício

Talos, cascas, folhas, sementes, aparas… Ao fazer uma receita, a grande maioria das pessoas descarta no lixo essas partes dos ingredientes, pois não sabem como utilizá-las no preparo das refeições.

Fato é que essas “partes indesejadas” de legumes, verduras e frutas têm muito a nos oferecer em relação a nutrientes e também no combate ao desperdício de comida, assunto cada vez mais importante no contexto atual.

reaproveitamento total de alimentos
Crédito: Hobo_018_iStockAquelas “partes indesejadas” de legumes, verduras e frutas têm muito a nos oferecer em relação a nutrientes

Segundo Edson Leite, especialista em economia familiar e idealizador do Gastronomia Periférica, a base de sua escola de gastronomia é falar sobre o aproveitamento total dos alimentos e o não desperdício.

Mais do que isso, esse pilar educacional tem como objetivo promover o pensamento além da cozinha. “Quem plantou o alimento que você consome? De onde ele veio? Para onde vai? É todo o respeito com o ingrediente”, reforça o chef.

Para o especialista, a cozinha não é apenas o ato de cozinhar, mas também toda a produção por trás de cada ingrediente. “São pessoas produzindo o que comemos. Por isso, falar e educar sobre o assunto é muito importante. Cada alimento tem uma história que começa quando foi plantado. Frutas, legumes e verduras: todos eles têm a mão de pessoas, inclusive de muitas mulheres periféricas”, reflete.

Apesar de mais econômico, o aproveitamento integral dos alimentos ainda não é uma prática para a grande maioria da população. “Muitas vezes, a gente vê em um programa de TV e até na escola a falta de cuidado com o uso total da comida”, diz.

“Se a pessoa compra por impulso, sem planejar, ou se vai ao supermercado com fome, acaba comprando coisas que não deveria", explica o especialista em economia familiar Edson Leite
Crédito: Filipa Aurélio | Catraca Livre“Cada alimento tem uma história que começa quando foi plantado. Frutas, legumes e verduras: todos eles têm a mão de pessoas, inclusive de muitas mulheres periféricas”, reflete Edson Leite

“Imagina: você pega a salsinha e utiliza o talo para fazer farofa, usa uma batata para fritar a casca e fazer chips, ou ainda aproveita a semente do melão, que é picante assim como a pimenta do reino”, completa.

A pedido da Catraca Livre, o chef selecionou receitas fáceis e equilibradas apenas aproveitando integralmente os alimentos. Lembre-se: além de buscar o desperdício zero, é importante escolher o melhor local para comprar os ingredientes da sua casa. No Carrefour, há alimentos acessíveis e de boa qualidade.

Faça a sua lista da semana e aproveite as dicas do chef de cozinha!

Sopa “com tudo”

O inverno chegou em parte do Brasil e nada melhor do que uma sopa para essa época do ano. A sopa é um prato equilibrado e fácil de fazer: basta ter alguns legumes e verduras na geladeira. Ou seja, não tem segredo! Como dica valiosa, Edson sugere utilizar os ingredientes em sua totalidade para incrementar essa receita tão saborosa.

Para a base da sopa, é possível usar a batata com a casca, de acordo com o chef. Caso você tenha brócolis na geladeira, pode aproveitar também o seu talo, que é super nutritivo.

De resto, veja na geladeira as verduras e legumes que podem combinar com a receita, feita para ser compartilhada com amigos e familiares. Não esqueça do alho e da cebola. Para finalizar, basta adicionar o tempero que você gosta, como sal, pimenta do reino e outros condimentos.

“Última dica: não fazer uma quantidade exorbitante de comida na hora de cozinhar. Assim, não corre o risco de estragar e jogar no lixo”, ressalta. “Com esse olhar de aproveitamento, e não de reaproveitamento, a gente já resolve um grande problema atual do país”, finaliza.

Bolinhos de talos e folhas

Quem nunca descartou os talos, cascas e folhas do brócolis ou da couve, por exemplo? Para o chef de cozinha, essas duas partes dos alimentos podem servir para criar um prato saboroso e que combina muito com o almoço de domingo ou durante a semana: bolinhos fritos.

A receita é econômica, fácil de fazer e não demanda muitos ingredientes adicionais, apenas farinha de trigo, ovos, cebola picada, sal e óleo para fritar.

Após selecionar talos, folhas ou cascas que iriam para o lixo, lave bem cada alimento e depois faça a base do bolinho com ovo e farinha, misturando com os legumes e verduras picados. O passo a passo dos bolinhos está disponível no vídeo abaixo:

Receita:

Ingredientes:

1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas (podem ser usadas talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete ou cascas de chuchu);
5 colheres (sopa) de farinha de trigo;
2 ovos;
1/2 cebola picada;
2 colheres (sopa) de água;
Sal a gosto;
Óleo para fritar.

Modo de preparo:

Bata bem os ovos em uma tigela e misture os talos, a farinha de trigo, a cebola, a água e o sal até ficar uma massa homogênea. Frite os bolinhos, às colheradas, em óleo quente. Escorra em papel toalha.

Obs: No caso dos talos de couve, couve-flor e brócolis, ferva antes do preparo. Aproveite a água do cozimento dos talos para fazer um caldo de legumes. Rendimento: 2 porções. Tempo de preparo: 30 minutos.

Bife de casca de banana

O que você faz com a casca da banana que consome no café da manhã ou lanche da tarde? Provavelmente, sua resposta é: “jogo no lixo”. Mas essa parte da fruta tem muitas outras possibilidades para seu aproveitamento e ainda é um poderoso prato para os vegetarianos e veganos.

O idealizador do Gastronomia Periférica dá duas dicas para transformar o que seria descartado em comidas deliciosas: a “carne louca” e o “bife”, ambos com a casca da banana. Os pratos são uma ótima pedida para compor uma refeição com arroz e feijão, por exemplo, e ainda promovem o desperdício zero.

O sabor da receita virá da combinação dessa parte da fruta com temperos e outros ingredientes fáceis de encontrar, como alho, ovos, farinha de trigo, farinha de rosca, óleo para fritar e sal.

Veja a receita:

Ingredientes:

  • 3 bananas maduras;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • Sal a gosto;
  • 2 ovos;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca;
  • Óleo para fritar.

Modo de preparo:

Higienize as bananas e lave em água corrente. Corte as pontas, retire as cascas na forma de bifes, sem parti-las e reserve. À parte, misture o alho e o sal. Passe essa pasta nas cascas das bananas. Bata os ovos e mergulhe as cascas das bananas, em seguida passe-as na farinha de trigo e, por último, na farinha de rosca, seguindo sempre essa ordem.

Frite as cascas em óleo bem quente. Deixe dourar dos dois lados e escorra em papel toalha. Use as bananas para outra receita, como um purê ou um bolo, por exemplo.

Economia no mercado + alimentação diversa e prática

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acompanhar a websérie e os conteúdos especiais do canal Carrefour Faz Economia Que Dá Gosto, aqui na Catraca Livre.

A websérie reúne especialistas dando dicas preciosas sobre como podemos economizar no mercado e ainda tornar a nossa alimentação mais diversa e prática. Também vamos apresentar várias soluções para deixar a sua conta ainda mais redondinha no final do mês.

E se gostou das nossas receitas não deixe de acessar o CyberCook. O canal tem milhares de receitas perfeitas para acabar com a falta de criatividade na cozinha. Além de te ensinar a preparar cada comidinha, a página já calcula o custo estimado, o tempo de preparo e a quantidade de porções. É uma ferramenta ideal para evitar o desperdício e procurar receitas mais diversas e econômicas.


Compartilhe