A arte da Independência projetada para as telas

Por: Catraca Livre

De 18 a 24 de setembro, o CineSESC apresenta o INDIE 2009 – Mostra de Cinema Mundial em São Paulo. A mostra apresenta 37 filmes de 14 países; entre os destaques, as retrospectivas de Brillante Mendoza e Naomi Kawase, com filmes nunca antes exibidos no Brasil.

divulgação
Cena do filme de Philippe Grandieux

De um lado, o olhar de uma cineasta mulher, que começa sua carreira aos 23 anos perseguindo questões levantadas através de sua vida. Do outro, um diretor francês radical e determinado a buscar a perfeição da imagem cinematográfica. Ambos passaram pelo documentário. Ela prefere usar a palavra memória. Ele busca retratar. Ambos ganham retrospectivas.

Outro convidado a ter uma retrospectiva em sua homenagem no festival é Brillante Mendonza. Nascido de um país onde a sétima arte não é tão comum. As Filipinas. Em seu oitavo filme é consagrado como melhor diretor em Cannes 2009, em apenas cinco anos de carreira.  O diretor filipino Brillante Mendoza participa de um bate-papo com o público no CineSesc, no sábado, 19, às 11h.

O destaque para o primeiro dia da programação é “Retorno a Sarajevo”, “Um Lago”, de Philippe Grandrieux “Massagista”, de Brillante Mendoza.