divulgação

Créditos:

Cena do espetáculo

A CAIXA Cultural promove de 26 de fevereiro a 1° de março, às 19h30, o espetáculo Bach Barock Brasilien, da Ícaro Cia. de Dança, baseado na obra de um dos mais conceituados compositores de todos os tempos, Johann Sebastian Bach. A entrada é Catraca Livre.

Construído a partir de três poemas de Andreas Gryphius, escritor alemão contemporâneo de Bach, a história acontece dentro de uma igreja e traz ao público três momentos claramente pautados no espetáculo: inferno, purgatório e céu.

No Inferno, estão presentes as músicas sacras e os bailarinos controlados como uma marionete. Aos poucos, eles entram em contato com os sentimentos humanos, como a raiva, a alegria, a luxúria, o amor e a amizade. A música então, torna-se um pano de fundo na construção de todo o trabalho coreográfico. Enquanto isso, no céu, acontece o encontro com o divino e com o lado bom da natureza humana.

Com tanto talento, não foi à toa que Bach inspirou grandes ídolos da Bossa Nova, como Vinícius de Moraes, Baden Powell e Tom Jobim. Por isso, ao final do espetáculo será reproduzido um pequeno trecho de “Jesus Alegria dos Homens”, em um dos momentos vividos por Baden e Vinicius de Moraes.

Em “Bach Barock Brasilien”, que em São Paulo encerra o ciclo iniciado na CAIXA Cultural Brasília, o coreógrafo Glauco Fernando é convidado especial. É o responsável pelas aulas de Ballet Clássico na “Artesofia Escola de Dança e Artes” e há mais de 15 anos participa do movimento de conservação do Balé Clássico e Repertório, tendo sido premiado em importantes festivais profissionais. Freqüentou ainda diversas escolas nacionais e internacionais, entre elas a Escola Acadêmica e Coreográfica do Ballet Bolshoi, em Moscou, Rússia, e também o Centro Prodanza em Havana, Cuba.

Ícaro Cia. de dança

A Ícaro Cia. de Dança iniciou seu trabalho em São Paulo em 2005, na Semana de Mostra de Dança na Sala Paschoal Carlos Magno – do Teatro Sérgio Cardoso, explorando a obra de Chico Buarque de Holanda. Concomitantemente, apresenta-se desde 2004, com a temática de Carmen, inspirado na ópera de Bizet. Estreou o espetáculo Bach Barock Brasilien em agosto de 2008, em cartaz na cidade de São Paulo e no circuito dos Centros de Ensino Unificados da Prefeitura Municipal de São Paulo. O trabalho da Ícaro é focado na base clássica e inspira-se em coreógrafos contemporâneos de dança clássica e moderna, como Balanchine e Maurice Bejart.

Bach Barock Brasilien