Ed Viggiani

Créditos: Ed Viggiani

Ed Viggiani

A Caixa Cultural São Paulo (Sé)  apresenta de 19 de setembro a 1º de novembro a exposição “Meu Olho Esquerdo", do fotógrafo paulistano Ed Viggiani. A mostra reúne uma seleção de 40 fotografias (todas em preto e branco) produzidas de 1988 a 2008, período em que percorreu os quatro cantos do Brasil e suas fronteiras registrando o contraste e a diversidade étnica-cultural do País.

Elas revelam o brasileiro nas mais diversas situações do cotidiano sob um ponto de vista pessoal, muito além do registro do belo, um olhar que fita o povo, a cidade, o futebol, a religião e a condição social num instante nem sempre observado.  Este é o conceito que molda e dá nome à mostra "Meu Olho Esquerdo".  "Estou voltado para o anônimo, não à imagem oficial. É uma mania de andar na contramão", comenta o fotógrafo.

Como resultado, temas aparentemente distintos, como uma partida de futebol inserida no espaço urbano ou romeiros de várias crenças unidos pela fé ou o cotidiano de uma família de migrantes, se cruzam numa mesma linguagem visual que transpõe o estado anímico de realidades tão diversas deste Brasil de muitas nações, de muitos povos.

Ed Viggiani

Créditos: Ed Viggiani

Ed Viggiani

Meu Olho Esquerdo