Guia básico para chegar ao Pico do Jaraguá pela Trilha do Pai Zé
Como chegar ao Pico do Jaraguá por uma trilha incrível
Você conhece o Pico do Jaraguá? Sabia que pode chegar lá pela Trilha do Pai Zé? É uma das únicas que ficam dentro de São Paulo e o destino final é uma das vistas mais lindas de São Paulo. Além disso, é grátis! Não paga nada para entrar no parque, basta ter disposição para caminhar e curtir a paisagem.
Para fazer o passeio, é fundamental que o céu esteja aberto para poder apreciar a paisagem e enxergar os pontos mais distantes.
Confesso que não foi tão fácil chegar de transporte público. Eu optei por pegar metrô, trem e ônibus. Porém, na estação Pirituba, o trem não seguiu viagem, pois estava em obras. O ônibus que pegamos não levava até o parque, tivemos que pegar dois ônibus. Chegamos ao parque por volta do meio-dia, ou seja, duas horas depois de sair de casa.
Um dia perfeito para fazer um passeio no parque. Céu azul, ensolarado, temperatura média de 26 graus. O Parque do Jaraguá tem estacionamento para carros e motos. Para quem não quer caminhar até o pico, há também acesso por uma estrada asfaltada, mas o trânsito é bem intenso e vi muitos carros estacionados na estrada, porque não havia mais lugares para deixar o veículo.
Logo na entrada do parque, há um belo lago e placas sinalizando as trilhas. Como chegamos tarde, nem perdemos tempo e nos dirigimos ao acesso da trilha do Pai Zé. O guarda nos informou que demorava cerca de uma hora para chegar ao topo ou mais, dependendo do ritmo de cada um. Sorte que a maior parte da trilha era na sombra.
A trilha
São 3.600 metros no total, ou seja, só de subida são quase dois quilômetros. Enquanto você percorre a mata fechada, é possível encontrar pequenos saguis. À medida que vai subindo, a vegetação muda. De mata atlântica passa para campos de Altitude. O último trecho é mais íngreme e no final terá que subir escadas sob um sol forte.
A trilha do Pai Zé recebeu este nome por ser uma antiga rota utilizada por diversas pessoas que passavam por consultas espirituais com um líder religioso denominado Pai José. No meio da trilha há um oratório em ruínas onde o religioso realizava seus trabalhos.
Durante o trajeto, vi pessoas de todas as idades e estilos. Alguns, até passaram mal por causa do sol ou falta de preparo. Mas a trilha nem é tão cansativa assim, desde que você vá bem preparado. Apesar de ter visto muitas crianças, acho que é mais aconselhável para maiores de oito anos, mas vai depender do preparo físico da criança, se ela está acostumada a caminhar e a correr. É fundamental levar, no mínimo, um litro de água. Fora os poucos ambulantes que vi na entrada, não vi lanchonetes dentro do parque para comprar bebida e comida. Leve um lanche reforçado, frutas, castanhas, biscoitos, porque, com certeza, quando chegar lá em cima estará com fome.
Vi pessoas fazendo a trilha de sandálias, chinelos, mas não recomendo. O ideal é estar com calçados apropriados, não precisa ser tênis para trilhas, mas um tênis esportivo, que não escorregue. Se o tempo estiver quente, vá de camiseta, calça ou bermuda, boné e filtro solar. É bom estar com um agasalho na mochila, caso esfrie.
Antes de começar, faça um alongamento e comece a caminhada. Acho que o mais importante não é chegada, mas o trajeto. Vá curtindo a natureza, tirando fotos, caminhe no seu ritmo. Se sentir necessidade de parar, descanse um pouco.
São Paulo 360 graus
A última etapa é uma escada bem cumprida para chegar ao topo. Para mim, foi o trecho mais cansativo. Tive que parar algumas vezes, mas a vista vale a pena. É um mirante de 360 graus onde você enxerga os pontos mais distantes de São Paulo, parte de Osasco, as rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera e o Rodoanel. Aliás, são dois mirantes, o primeiro é o Pico do Papagaio, com 1.127 metros, abriga a torra da rede Cultura. O Pico do Jaraguá tem 1.135 metros e a torre da rede Bandeirantes fica lá. No dia que eu fui estava super concorrido para tirar fotos. Não sei se é sempre assim, mas ver São Paulo deste ângulo realmente compensa todo o esforço.
Se você quer mais exclusividade, tem que ir bem cedo, para chegar lá por volta das 9 horas. Acho que neste horário é bem mais calmo e a sensação de paz ao ver a paisagem predomina.
Como chegar
Rua Antônio Cardoso Nogueira 539 – Vila Chica Luiza
KM 18 Via Anhanguera – Acesso de ônibus e trem
Linhas:
- 8040 – Lapa – Sol Nascente
- 8047 – Lapa- Jaraguá
- 8696 – Praça Ramos – Jaraguá
- Estação: Vila Clarice – Linha 7 Rubi da CPTM, com destino a Francisco Morato e depois pegar o ônibus Sol Nascente ou Jaraguá. Desce na porta.