Conheça o novo aplicativo que facilita a vida do pedestre em São Paulo

Por: Catraca Livre
Por Sandra Carolina Amaral / Senac- Urbanidade – Mobilidade

O aplicativo SP Sem Carro combina em uma única busca diversas opções para conseguir se deslocar pela cidade de forma eficiente, seja de metrô, trem, ônibus, bicicleta, a pé ou de taxi. A partir da localização do usuário, o app faz uma pesquisa e calcula o tempo de deslocamento, a distância em km e ainda quanto o usuário vai gastar com a tarifa, calculando inclusive uma estimativa para o taxi.

A ferramenta já está disponível para download gratuito em sistema IOS e os desenvolvedores prometem que até meados de dezembro já estará disponível para sistema Android. Os feedbacks dos usuários são importantes para aprimorar o aplicativo.

App mapeia atividades culturais de acordo com a localidade

Se você é adepto a vida sem carro na cidade também pode gostar da página Como Viver em São Paulo Sem Carro, criada em 2012 no Facebook, já ultrapassa 117 mil usuários e foi precursora do aplicativo, realizado em parceria com o Instituto de Engenharia de São Paulo.

Este estilo de vida de quem opta por não depender de carros particulares é uma tendência que ganha cada vez mais adeptos na cidade. O número de paulistanos que usam carro diariamente caiu de 56% para 45%, comparado a 2014, segundo pesquisa encomendada pela Rede Nossa São Paulo com a FecomercioSP.

O tempo gasto com deslocamento para realizar a principal atividade do dia, normalmente trabalhar ou estudar, varia em média de 1h44 para usuários de carro e 1h58 para usuários de transporte público, ou seja, o carro economiza pouco mais de 10 minutos com o trajeto (Fonte: Ibope, Rede Nossa São Paulo, FecomercioSP).