8 dicas para criar espaços de brincadeira mais naturais na escola

24/08/2016 12:15

A cada dia mais e mais se sabe e se fala sobre a importância para o desenvolvimento infantil do brincar livre e em contato com a natureza. Trazer a natureza para a escola é bom para o desenvolvimento cognitivo das crianças, à medida que, por meio desse contato, elas expandem sua capacidade de observação, análise e raciocínio. Além disso, as trocas sensoriais com os meios naturais -folhas, galhos, flores, areia, por exemplo, estimulam o desenvolvimento intelectual e os diferentes sentidos dos pequenos.

Cada escola tem suas características e seu espaço próprio, e o ideal é encontrar ali formas de criar um espaço criativo ao ar livre para as crianças brincarem.
Cada escola tem suas características e seu espaço próprio, e o ideal é encontrar ali formas de criar um espaço criativo ao ar livre para as crianças brincarem.

A  seguir, confira algumas dicas para levar, cada vez mais, a natureza para a sala de aula e vice-versa:

1. Colocar um pátio com areia. 

Em espaços como esses as crianças podem usar a imaginação, criar e construir diversos espaços e se divertir muito.
Em espaços como esses as crianças podem usar a imaginação, criar e construir diversos espaços e se divertir muito.

2. Água (de preferência perto da areia)

Mais um elemento natural para soltar a imaginação e brincar muito. Sistemas de bombear são boas dicas, pois estimulam a coordenação motora das crianças e evitam desperdício.
Mais um elemento natural para soltar a imaginação e brincar muito. Sistemas de bombear são boas dicas, pois estimulam a coordenação motora das crianças e evitam desperdício.

3) Uma cozinha a céu aberto

Esse é um ambiente onde as crianças podem manipular os elementos -como água e areia- fazer bolos e criar diversas outras brincadeiras.
Esse é um ambiente onde as crianças podem manipular os elementos -como água e areia- fazer bolos e criar diversas outras brincadeiras.

4) Desníveis no chão

Os desníveis são obstáculos que as crianças podem, mais uma vez, usar em suas brincadeiras.
Os desníveis são obstáculos que as crianças podem, mais uma vez, usar em suas brincadeiras.
Esse desnível com rochas foi implementado no Pátio de uma escola Montessori. Vejam a transformação do espaço.
Esse desnível com rochas foi implementado no Pátio de uma escola Montessori. Vejam a transformação do espaço.

5) Escorregadores

Em vez de escorregadores, que tal aproveitar algum desnível para criar uma rampa, que se transforma em um escorregador?
Em vez de escorregadores, que tal aproveitar algum desnível para criar uma rampa, que se transforma em um escorregador?

6) Uma horta no jardim

Por meio das hortas as crianças aprendem sobre os ciclos naturais da vida e aproximam sua relação com o meio ambiente e com uma alimentação mais saudável.
Por meio das hortas as crianças aprendem sobre os ciclos naturais da vida e aproximam sua relação com o meio ambiente e com uma alimentação mais saudável.

7) Cabanas e casinhas para esconderijos

São abrigos e esconderijos para deixar a imaginação das crianças fluir ainda mais nas brincadeiras.
São abrigos e esconderijos para deixar a imaginação das crianças fluir ainda mais nas brincadeiras.

8) Circuitos com troncos

Circuitos de tronco são ideais para estimular as habilidades motoras , coordenação, e equilíbrio.
Circuitos de tronco são ideais para estimular as habilidades motoras , coordenação, e equilíbrio.

Com informações de Tierra en las manos.