Brasileira na Nasa cria ONG para estimular o interesse de crianças pela ciência
A brasileira Duilia de Mello é a prova viva de que a ciência não é exclusividade do universo masculino. Astrônoma da Nasa (agência espacial americana) há 13 anos, fundou uma ONG “Mulher das Estrelas” para incentivar crianças a se interessarem pelas carreiras científicas.
Voltada para crianças de origem humilde (como ela própria) de todo Brasil, a instituição reúne mentores especializados em áreas como física, matemática e robótica e cria clubes de ciências e competições científicas entre escolas. O objetivo é dar aos estudantes uma chance de ingressar na área.
Leia mais: Na Itália, projeto de contação de histórias envolve crianças no futuro de suas cidades
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
“Quero poder ajudar as pessoas que não tiveram tanta sorte quanto eu, ou que não tiveram uma mãe tão empenhada como a minha”, afirmou a astrônoma em entrevista à BBC Brasil.
Professora de Física e Astronomia na Catholic University of America, em Washington, Estados Unidos, Duilia foi responsável por descobertas importantes como a Supernova 1997D (corpo celeste que surge quando uma estrela muito massiva explode) e as Bolhas Azuis, estrelas que vagam pelo espaço, sem galáxias próprias. Em 2014 ela foi escolhida como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.