Criança lendo para criança: uma boa forma de estimular a leitura
A leitura é um hábito que as crianças aprendem desde cedo. Os bebês podem brincar com livros de pano, uma forma de estimular seu interesse pelo objeto e estimular diversos sentidos. Outra possibilidade é realizar leitura assistida com crianças que ainda não foram alfabetizadas. Os momentos de leitura conjunta são muito prazerosos e fortalecem vínculos. Além disso, a leitura também pode ser uma brincadeira muito divertida para crianças com idades diferentes.
- Brincadeira sensorial: fazendo um livro de pano para seu bebê
- Para estimular leitura, creche no Maranhão monta ‘Babyteca’
E é esse o propósito do projeto ‘Companheiros da Leitura’, realizado pela Escola Carlitos, em São Paulo: reunir crianças de diferentes idades para momentos de troca, brincadeira e convívio, sempre acompanhadas por um bom livro e uma bela história.
O projeto convida alunos do 3º ano da escola, que já estão alfabetizados, a ampliarem a prática da leitura, contando histórias para meninos e meninas de 3 a 4 anos do Centro de Educação Infantil Pacaembu. Durante os momentos de leitura, cada aluno lê parte de uma obra de sua escolha.
- Psicoterapia infantil: quando e como buscar ajuda para as crianças?
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
- Outubro no Sesc Santo André: atividades para todas as idades divertem o mês das crianças
- Shopping Vila Olímpia promove o SVO SECRETINHO com School of Rock para o Dia das Crianças
O contato com as crianças menores proporciona às maiores que elas aperfeiçoem novas formas de se expressar, treinem a leitura em voz alta, além de aprenderem sobre a importância de partilhar o que aprendem.
Leia também: Sugestões de brincadeiras para crianças de idades diferentes