Em Goiás, grupo de pais cria escola que estimula autonomia das crianças e educação livre
Há diversas iniciativas educacionais se propondo a repensar o modelo de ensino das escolas tradicionais. A Escola Janela, que fica em Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante, Goiás, é uma delas. Uma iniciativa de pais e moradores da região, a escola propõe um modelo de aprendizagem que “prima pelo livre pensar, pela sustentabilidade, pela criatividade e autonomia de cada criança”.
“Plantamos nossa semente no Cerrado no ano de 2014, a partir da iniciativa de pais e moradores que estavam desgostosos com as opções de educação do município”, diz Júlia Viegas, uma das colaboradoras da escola.
A gestão da escola é feita com a participação de toda comunidade: as avaliações são feitas pela observação atenta e contínua dos professores, as decisões são tomadas pelas crianças em assembleia, e os pais trabalham na merenda, faxina e transporte dos guris.
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Fumar na gravidez pode piorar o desempenho educacional da criança
- Mala de mão: qual é a melhor opção para próxima viagem?
- 3 parques naturais brasileiros para visitar na ‘semana do saco cheio’
Uma campanha para abrir as portas da escola para cada vez mais crianças
Hoje, a escola atende 40 crianças com uma mensalidade simbólica, sendo que 20 estudam por cota social, pois suas famílias vivem em situação de fragilidade. Ela conta atualmente com 10 padrinhos que custeiam a educação dessas crianças.
Para levantar fundos e subsidiar o estudo de mais crianças, a escola criou uma campanha de financiamento coletivo para conseguir recursos e pagar 1 ano de estudos desses alunos.
“Acreditamos na força das mobilizações coletivas, nossa escola é a prova viva disso!”.
Assista ao vídeo da campanha: