Escolinha usa carreto de madeira para levar crianças para passeio pelo bairro; saiba mais
Quando as professoras do maternal I, Carolina Kistner e Fabiula Boos Oliota, da Escola de Educação Infantil Professora Edite Bozano Alves de Souza, em Guabiruba (SC), construíram um carrinho com caixas de madeira para fazer passeios explorando as redondezas da escola com a turma de bebês, ela são imaginavam que a iniciativa ganharia repercussão nacional.
A atividade, que a princípio pode parecer um simples passeio, é muito mais do que isso. É uma forma de explorar o potencial do território e suas possibilidades educativas, de ampliar as vivências dos bebês e de trazer para o dia a dia da escola e da comunidade o conceito de cidade educadora, ou seja, de um espaço regido pelo cuidado e acolhimento à infância e pela compromisso em assegurar o desenvolvimento integral das crianças, a partir da construção de uma relação entre o espaço e as crianças.
- Os sintomas da doença sem cura que Cleo enfrenta
- Falta de ar pode ser o primeiro sintoma físico da ansiedade
- Saiba o que causa aftas e como tratar de forma rápida, segura e eficaz
- Técnicas simples para aliviar a ansiedade e controlar crises emocionais
Outras instituições de ensino já vêm adotando esse tipo de atividade. Um exemplo é o Nei Gentil Mathias, em Florianópolis, que, com o mesmo propósito, transformou alguns caixotes de feira em um lindo trenzinho para os bebês. (O passo a passo você confere no vídeo abaixo).