Estudo canadense investiga o papel
da natureza no aprendizado
O contato com a natureza faz bem ao desenvolvimento infantil. Partindo deste princípio, crianças de escolas do Condado de Simcoe, na região norte de Toronto, no Canadá, participam de um estudo que visa investigar o impacto que o tempo que passam ao ar livre provoca no aprendizado.
Muitos pais e professores relatam benefícios da interação das crianças com a natureza, como um maior empenho, uma curiosidade aguçada e melhor autoconfiança. Porém, alguns educadores querem provas de que o estudo ao ar livre influencia na capacidade de aprendizado dos alunos.
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Para a pesquisa, 150 alunos do Jardim de Infância estão explorando territórios na natureza, passeando pelas florestas da região. O estudo envolve seis classes em três escolas, sendo que metade das salas gastam 100 minutos ou mais fora da escola todos os dias, e as outras passam menos tempo ao ar livre. A intenção é que o número de escolas participantes dobre no próximo ano.
Uma das metas da pesquisa é monitorar a capacidade dos alunos permanecerem em suas tarefas e inibirem seus impulsos, gerenciando suas energias, emoções, comportamentos e atenção de maneira que afete positivamente suas relações e o aprendizado.
Segundo os pesquisadores, o objetivo é provar que o estudo ao ar livre é benéfico e essencial – já que as crianças passam muito tempo nas escolas – e fazer com que os pais percebam uma diferença mensurável no desenvolvimento saudável dos filhos.
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