Leitura é uma ótima atividade de alfabetização para a criança
Conheça seis estilos de livros infantis que você pode ler para o pequeno e ajudar no processo de seu aprendizado linguístico
E quando menos percebemos, o bebê cresceu e está na fase de aprender a ler e escrever. Mas quais atividades de alfabetização pais e educadores podem fazer para ajudar no processo?
Livros infantis para crianças em fase de alfabetização podem ser um excelente material para ajudar as crianças a florescerem como grandes leitores.
Existem alguns gêneros que possuem uma composição que favorece a descoberta das relações entre as letras e os sons, permitindo que as crianças possam compreender, mais facilmente, como se organiza a nossa escrita.
- Outubro no Sesc Santo André: atividades para todas as idades divertem o mês das crianças
- Baixe agora! USP tem mais de 900 livros para ler gratuitamente
- Cursos online gratuitos de inglês para começar agora mesmo
- Como a disciplina positiva pode ser aplicada no dia a dia das crianças
São eles:
Abecedários
Assim que começam a reconhecer as letras e seus nomes, as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever costumam relacionar palavras e textos conhecidos aos sons que começam a descobrir.
Por isso, bons abecedários – que exploram a forma e também a sonoridade das letras – facilitam o seu reconhecimento e, quando bem explorados, tornam a leitura uma deliciosa brincadeira.
Contos de fadas
Tão antigas quanto o próprio tempo, essas histórias fazem parte da cultura ocidental, sendo transmitidas de geração em geração desde as sociedades primitivas.
Elas constituem um acervo a ser preservado e oferecido aos pequenos leitores para ampliar seu repertório, alimentando seu mundo simbólico.
Contos de acumulação
Perfeitas para serem lidas em voz alta, essas histórias possuem um enredo que se repete, com novos personagens que surgem a todo momento sempre dispostos a resolver um problema.
Como são fáceis de memorizar, logo os pequenos percebem os elementos que se repetem no texto e antecipam o que vai acontecer a cada página, participando ativamente da leitura.
Contos de repetição
“De novo! De novo!” Com enredos em que predomina a repetição de palavras e expressões, esses livros contém histórias fáceis de memorizar, tornando as crianças capazes de “ler ” os textos, mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.
Cantigas e parlendas
Com musicalidade e ritmos marcantes, esses textos chamam a atenção para a sonoridade das palavras – aspecto essencial para crianças em fase de alfabetização.
Além disso, esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.
Poemas
As crianças, segundo Drummond, são poetas por natureza. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que lêem e recitam.
Por isso, para aqueles que estão começando a descobrir os mistérios da leitura e da escrita, livros de poemas são fundamentais.
Pensando em trazer ainda mais magia para essa etapa tão importante da vida e dinamizar as atividades de alfabetização, a equipe da Taba preparou uma lista com 30 livros infantis para crianças em fase de alfabetização.
Confira a seleção completa aqui, na matéria do nosso parceiro A Taba.