Mudança de escola, e agora? Veja dicas para ajudar na adaptação dos pequenos
Crianças são seres que precisam de rotina e é bastante natural que se apeguem a tudo que faça parte dela. Com a escola não é diferente. É naquele espaço que elas têm seu primeiro contato social além das pessoas da família.
Os amiguinhos com quem convivem diariamente, os professores a quem se afeiçoam, os métodos de ensino, o ambiente ao qual já estavam mais do que adaptados… Embora essas coisas possam parecer mudanças corriqueiras da vida às quais todos precisam vivenciar, elas tendem a causar muita ansiedade nos pequenos.
Leia mais: Diferença de preço de material escolar pode chegar a 420%; veja dicas para economizar
- Cientistas podem ter descoberto fator para autismo que recebe pouca atenção
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
Para tornar a troca de escola um momento menos complicado para as crianças, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante no processo. Confira!
Explique os motivos da mudança de escola de forma clara
Seja a mudança necessária por conta de situação financeira ou devido a mudança para uma residência que fica distante da escola anterior, é importante os pais utilizarem uma linguagem de fácil compreensão para que a criança entenda o que está acontecendo. Isso torna a novidade mais fácil de assimilar, já que o pequeno está sendo apresentado aos motivos que levaram à decisão dos pais.
Ressalte os pontos positivos da mudança
Os pais precisam estar preparados para reações nem sempre positivas das crianças sobre trocar de escola. Mas ao invés de “deixar que o tempo faça o trabalho” e a criança se acostume com a ideia sozinha, o ideal é ressaltar todos os pontos positivos que envolvem a mudança como por exemplo fazer novos amigos.
Ajude na ambientação do pequeno
Especialistas aconselham que os pais acompanhem a criança no novo ambiente antes do início das aulas. O ideal é caminhar ao lado do pequeno conhecendo cada espaço ao qual ele terá acesso como as salas de aula, áreas recreativas, banheiros, refeitório, etc. Desta forma, no primeiro dia de aula a criança não se sentirá tão deslocada na nova escola.
Ajude a lidar com temores e ansiedade
Se mudanças podem ser complicadas para os adultos, imagine então para os pequenos! Se adaptar a um novo ambiente repleto de pessoas desconhecidas tende a gerar muita ansiedade e, para ajudá-los a superar, nada mais indicado do que os pais estarem à disposição dos pequenos. Ouça, oriente, questione, se interesse, proponha soluções… Tudo isso vai tornar este período muito mais simples.
Incentive as novas amizades, mas ajude a manter os amigos da escola anterior
Criar novos laços de amizade é algo fundamental para a adaptação na nova escola e é importante que a criança esteja aberta a estes relacionamentos. Isso não apenas tornará a mudança mais leve como ainda pode facilitar no rendimento escolar. Mas mesmo assim, os pais também devem incentivar a manutenção das amizades feitas na escola anterior para que os pequenos aprendam desde cedo a criar relações sólidas e de confiança.
Acompanhe o rendimento escolar
A nova escola pode possuir um método de ensino diferente ao qual a criança talvez demore a compreender, por isso é prudente estar bem atento ao que está acontecendo em sala de aula. Pergunte a respeito das matérias, ajude a fazer as tarefas, se interesse pelos trabalhos propostos pelos professores.