No Maranhão, campanha ‘Por Ser Menina’ discute questão de gênero nas escolas públicas
De acordo com a pesquisa London School of Economics (LSE), em parceria com a Plan International Brasil, realizada em 141 países, mais de 1/4 das meninas em todo o mundo passam por situações de abuso sexual e violência e 66 milhões ainda estão fora da escola.
Para alertar meninas que moram no Maranhão sobre a problemática e trabalhar a questão de gênero nas escolas públicas locais, a Plan International Brasil, organização que trabalha em defesa dos direitos da infância, lançou a campanha “Por Ser Menina”, que tem como intuito fortalecer o direito à educação e à segurança de meninas e mulheres dos municípios da região.
Com os professores, coordenadores pedagógicos, gestores, a organização realiza oficinas voltadas para a prática pedagógica.
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A organização desenvolve aquilo que denominam de “currículo oculto” dos profissionais de educação, que diz respeito às referências pessoais que cada um traz para o cotidiano escolar, e que, por muitas vezes e não intencionalmente, reproduz as desigualdades de gênero. Como exemplo, é comum que educadores reproduzam que a prática de futebol é um esporte de meninos ou que “brincar de bonecas” é uma atividade voltada para meninas. Assim, para transformar essa situação, as aulas trazem dinâmicas, cases e textos teóricos, que ajudam os professores a enxergarem novas formas pedagógicas de atuação
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Via Centro de Referências em Educação Integral