Projeto “Bicicleta na Escola” incentiva o uso da bicicleta pelas crianças
Via Rede Brasileira de Infância e Consumo
Enquanto as ciclovias vão se multiplicando pelo país, um projeto em Florianópolis também incentiva o uso da bicicleta pelos estudantes da rede municipal de educação de Florianópolis , é o projeto Bicicleta na Escola.
“O projeto partiu da necessidade das próprias crianças que me viam chegar de bicicleta para trabalhar”, conta Ana Destri, professora da rede pública e integrante da Bike Anjo Floripa, um grupo de voluntários que ensina a andar de bicicleta no trânsito. Ela descreve que, no início, o objetivo maior era conhecer um pouco da história da bicicleta. Com o passar do tempo, surgiram outras necessidades que estavam latentes, como o ir e vir para a escola de bicicleta com segurança.
- Universidade de Portsmouth destaca os benefícios da natação para corpo e a mente
- Plaza Sul Shopping realiza 2º Matsuri em homenagem aos 130 anos da relação Brasil-Japão
- 4 praias fora do óbvio para conhecer em Ubatuba
- Estudo de 80 anos de Harvard descobre a chave para a felicidade
“A ideia nasceu no momento em que percebemos que as crianças estavam indo de bicicleta para a escola, transformando o brinquedo em meio de transporte. E como as ruas não são pensadas para os pedestres e muito menos para as bicicletas, começamos a pensar numa forma de orientar e fazer valer o direito de ir e vir”, explica Ana.
Em 2013, o projeto foi apresentado para a Secretaria Municipal de Educação. Os principais objetivos são orientar as crianças que utilizam a bicicleta como transporte escolar a ir e vir com segurança; apurar o senso crítico com relação à mobilidade urbana; e o respeito ao outro.
Saiba mais sobre o Bicicleta na Escola aqui.