Conheça a cidade que teve a maior densidade demográfica da terra
Em Hong Kong, na cidade de Kowloon, ficava um antigo distrito chamado “Kowloon Walled City” (ou a Cidade Murada de Kowloon), que ficou famoso entre as décadas de 1970 e 1990 por ser o lugar mais densamente povoado da Terra. O local foi considerado um fenômeno da superpopulação por abrigar 33 mil pessoas em um espaço de 0,3 km².
Surgida antes ainda da dominação britânica sobre Hong Kong como uma fortaleza e um entreposto comercial, a cidadela passou por décadas de abandono até que, após a Segunda Guerra Mundial, milhares de pessoas pobres e foragidos da lei começaram a ocupá-la. A polícia não podia entrar em seus domínios, pois nem o governo britânico nem o chinês se responsabilizavam por sua administração.
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
Kowloon se tonou notória pelos bordéis, cassinos, salões de cocaína e antros de ópio, boa parte deles sob controle das organizações criminosas chamadas “Tríades Chinesas”. Assim, mesmo com a queda dos índices de criminalidade após incursões policiais na década de 1980, os governos chinês e britânico começaram a ver a cidade murada como um problema sanitário sério e concluíram que o melhor a fazer seria demoli-la. Depois de anos de despejos, Kowloon começou a ser derrubada em 1993, sendo totalmente demolida em 1994.
As imagens da galeria, feitas pelo fotógrafo canadense Greg Girard, em colaboração com Ian Lamboth, mostram um pouco de como era a vida das pessoas que moravam nesse lugar. A dupla passou cinco anos frequentando o local antes que ele fosse demolido. Eles dizem que, apesar de ser um antro de criminalidade, muitos de seus habitantes passaram a vida inteira em relativa paz dentro do caixote de arranha-céus.