11 erros mais comuns no planejamento de viagem
Quando se começa um planejamento de viagem é muito comum esquecermos de detalhes importantes e nos preocuparmos apenas com as atrações que vamos visitar, restaurantes renomados que vamos jantar e locais para fazermos as melhores compras.
Quer saber quais os erros mais comuns e graves num planejamento de viagem? Então dê só uma olhada e veja se você também comete.
Época da viagem
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
Considerar a época do ano no local de destino pode te livrar de roubadas como clima errado, eventos sazonais que não estão acontecendo e que você estava esperando, preços mais caros que o normal, algum evento regional que demande muitos turistas mas que você não conheça, enfim…Pesquise sobre o clima e eventos regionais no destino na época em que você pretende embarcar.
Comprar ingressos errados
Para cada perfil de visitante pode haver um tipo de ingresso: Se você for morador da região pode ser um preço, turista do Mercosul outro, adolescente ou idoso outro e por aí vai…Além disso, em algumas cidades brasileiras, norte americanas e europeias você pode economizar adquirindo City Pass, uma espécie de ingresso que te dá acesso a uma quantidade pré-definida de atrações e que sai mais em conta no total. Fique de olho!
Não comprar ingresso com antecedência
Nós, brasileiros, não costumamos fazer as coisas com muita antecedência, gostamos da emoção de última hora. E isso se reflete com os ingressos de atrações turísticas. Quando vamos para fora acontece menos, mas quando estamos no Brasil deixamos para comprar os ingressos na bilheteria. Com isso, muitas vezes pagamos mais caro, perdemos promoções e pegamos filas de horas. Um exemplo que sempre dou é o das Cataratas do Iguaçu. Comprando antecipadamente, a fila é de menos de 5 minutos e você ainda ganha desconto no almoço e na loja de souvenirs. Comprando na bilheteria você não tem nenhum desses benefícios e na alta temporada pode pegar horas de fila! Vamos otimizar tempo e dinheiro? É um passo simples e super importante para um bom planejamento de viagem.
Não fazer reserva!
Esse é um erro muito comum, bem similar ao de cima. Em alta temporada os melhores restaurantes e bares, aqueles mais bem criticados e badalados que coincidentemente são os que queremos sempre conhecer, estão lotados e com horas de espera na fila. Viagem não é hora de perder tempo, pois sempre temos muito a explorar. Se você fizer a reserva poderá aproveitar melhor seu tempo chegando no restaurante no horário que já havia planejado.
Não fazer um planejamento de custos
Esse é um tópico complicado porque realmente é difícil estimar quanto se vai gastar na viagem, pois um mesmo destino pode ser bem aproveitado tanto com R$1.000,00 quanto com R$20.000,00. Porém precisamos nos adaptar para não fugir de nossos orçamentos e ter um planejamento de viagem condizente com a realidade. Melhor viajar a baixo custo do que não viajar.
Para ver nossas dicas de controle de custos e saber quais são os outros 6 erros comuns no planejamento de uma viagem, acesse o Blog Ludevie.