Dicas para planejar as suas férias nas ilhas Gregas

Com um histórico cultural invejável e belezas naturais que nos deixam extasiados, a Grécia, é sem dúvidas, um destino clássico para férias e lua de mel. E para você, que está se deparando com a empolgação de viajar para o país pela primeira vez e deseja visitar as emblemáticas ilhas, porém não tem certeza sobre o melhor período e nem quais delas priorizar, a Amanda, do blog A Grécia do seu jeito, compartilha algumas dicas que poderão lhe auxiliar:

A época ideal para quem quer uma viagem mais econômica e sem a multidão de turistas da alta temporada (Julho e Agosto), é a partir da primeira quinzena de Setembro até o início de Junho. Para aproveitar os banhos de mar, viaje entre Junho e Setembro, nos demais meses a água tende a ficar fria e até gelada. Lembrando que se você não gosta de superlotação, preços elevados e intenso calor, evite viajar em Agosto, o auge do verão. De novembro a março, ocorre a baixa temporada e há redução na quantidade de transporte entre as ilhas e as menores ficam praticamente desertas, apenas com os moradores. Oportunidade para você se sentir como um local.

Damnoni sem ondas e águas cristalinas, uma verdadeira piscina natural
Créditos: Picasa
Damnoni sem ondas e águas cristalinas, uma verdadeira piscina natural
Tão bom quanto degustar a culinária local, é ter essa vista privilegiada
Créditos: Picasa
Tão bom quanto degustar a culinária local, é ter essa vista privilegiada
Mátala é bastante frequentada por gregos e turistas
Créditos: Picasa
Mátala é bastante frequentada por gregos e turistas

Quanto às ilhas mais clássicas, estão: Santorini com o célebre pôr do sol e o vilarejo mais fotografado da Grécia: Oia. Mykonos o destino de férias dos famosos e baladeiros. Creta a maior e mais diversificada, com praias e desfiladeiros de destaque a nível europeu e Rhodos, cuja a cidade medieval de Rhodos é tida como Patrimônio Mundial. Ambas podem ser acessíveis com apenas alguns minutos de voo.

Oia e esse cenário típico de Santorini
Créditos: Picasa
Oia e esse cenário típico de Santorini

Se a sua opção for além dessas tradicionais, por praticidade na hora de se deslocar, escolha por arquipélagos. Nas Cíclades, depois de Santorini e Mykonos, pode incluir Milos, a preferida dos casais aventureiros, Paros ou Naxos, com praias de areias douradas, ideais para famílias com crianças. Mas se quer aproveitar a tranquilidade e vida simples das ilhas menos conhecidas, Ios, Folegandros, Amorgos e Sifnos, estão entre as várias opções.

O charme e a simplicidade das ilhas
Créditos: Picasa
O charme e a simplicidade das ilhas

No Dodecaneso, além de Rhodos, a turística Cós, foi a origem de Hipócrates de Cós, o “pai da Medicina”. Kasos e Karpathos se destacam pela tonalidade das águas azuis-turquesa. Symi com casas coloridas que parecem uma pintura e Patmos, com o mosteiro em que o apóstolo João escreveu o livro bíblico Apocalipse. Uma verdadeira mescla de informações.

Nas Jônicas, não tem como errar, todas são simplesmente maravilhosas. Além de Corfu (Kerkyra), com forte influência italiana na arquitetura e os costumes do Domingo de Páscoa, e Zakynthos, que está cada vez mais na moda por conta de Navagio Beach, há Paxos, Lefkada, Ítaca, Kefalônia e Kythira (Kythera), com belezas únicas.

Então, mesmo sabendo que não é fácil escolher para qual viajar, não tenha dúvidas de que por menor que seja a ilha, sempre existirão particularidades que deixarão as suas férias inesquecíveis!

Pacata cidade de Sítia, Creta

Também compartilho dicas sobre a Grécia no Facebook , Website e Instagram. Será muito bom ter você por lá!