Imagine a incrível sensação de visitar Atenas

Um passeio a pé, pelos principais lugares turísticos da capital grega

wp-image-840010 size-full
Vista panorâmica através da Acrópole[/img]

Iniciando o tour pela Praça Syntagma, você verá o Parlamento da Grécia, sede do poder legislativo grego. Em frente ao mesmo, existe a Tumba do Soldado Desconhecido,  inaugurada em 1932, como uma forma de homenagear pessoas cujos restos mortais estão em lugares desconhecidos. Neste local, os Evzones, soldados da Guarda Presidencial, trajados com fardas históricas, realizam uma cerimônia conhecida por Troca da Guarda. Este evento ocorre a cada uma hora e a maior celebração é aos domingos, 11h.

 
alignnone size-full wp-image-839934

Troca da Guarda Presidencial

Depois do Parlamento, é ideal conhecer o Parque Nacional de Atenas (Ethnikos Kipos). Este lugar era o ponto de encontro para muitos casais de namorados, há algumas décadas antes.

Na saída leste do Parque Nacional, visite o Estádio Panathenaikon, reconstruído de mármore em 329 a.C. Em 1870, foi restaurado e sediou a primeira Olimpíada Moderna, em 1896. Quando Atenas realizou os Jogos Olímpicos de 2004, foi nesse estádio que ocorreram as competições de tiro com arco e a chegada da maratona masculina e feminina. Para ter acesso interno, pague uma taxa de €3 por pessoa e visite o Memorial dos Jogos Olímpicos, com todo o histórico dos jogos, desde 1896.

Caminhando em direção ao sul, há o Zappeion Megaron, um palácio neoclássico, construído entre 1874 – 1888, utilizado para congressos, reuniões, cerimônias oficiais e particulares.

Prosseguindo para o Templo de Olympian Zeus (Olimpeion), estará em um lugar que teve a sua construção iniciada no século VI a.C. Templo monumental em honra a Zeus. O projeto inicial era composto por 104 colunas, das quais restam apenas 15. Para visitação, compre um ticket destacável, no valor de €12 e o mesmo será válido para outros sítios arqueológicos, inclusive a Acrópole.

Ao lado do sítio arqueológico do Templo de Zeus, existe o Arco de Adriano (ou Portal de Adriano). Construído de mármore, era a entrada de Atenas, delimitava a cidade antiga (cidade de Teseu) e a nova (cidade de Adriano).

Seguindo pela rua Dionysiou Areopagitou, indicamos que visite o Museu da Acrópole, antes de subir para a Acrópole. Assim será possível conhecer os achados arqueológicos que pertenciam a mesma. Uma chance de complementar o seu passeio, com mais uma experiência rica em cultura e entender melhor como era a Acrópole na antiguidade. O Museu da Acrópole, é um modelo de arquitetura moderna, feito de aço, vidro e concreto, no qual existem mais de 4.000 achados preciosos da Acrópole.

Depois de apreciar o museu, utilize o ticket destacável comprado no sítio arqueológico do Templo de Zeus, para visitar os monumentos da Acrópole (Veja nosso post anterior).

Descendo da Acrópole, existe o Areios Pagos (Areópago), o mais antigo tribunal no mundo. Este lugar é o berço da democracia, onde os antigos habitantes de Atenas se encontravam para exercer os seus direitos democráticos.

Em seguida, passando pelo bairro de Thission, encontrará alguns cafés, tavernas e restaurantes. Não deixe de conhecer o Templo de Hefestos (filho de Hera e Zeus), inaugurado oficialmente em 416-415 aC., possui arquitetura em estilo dório, é um dos templos mais bem preservados.

O próximo destino será o bairro Monastiraki. Aqui existe uma pequena igreja, a estação de metrô Monastiraki,  algumas lojas pequenas, feira ao ar livre e restaurantes típicos. Indico que escolha alguma das tavernas e faça um lanche, enquanto relaxa observando o fluxo de pessoas na rua.

Vizinho ao Monastiraki, fica outro bairro histórico: Plaka. Famoso por sua arquitetura neoclássica, por concentrar tavernas, restaurantes, lojas de antiguidades e artesanatos. Nele você conhecerá as ruínas da  Biblioteca de Adriano (132 d.C) e a Ágora Romana, que já foi o lugar do mercado para os atenienses e depois o fórum em que discutiam cultura, negócios e justiça.

Ruínas da Biblioteca de Adriano[/img]

 

Retornando pelos bairros de Plaka e Monastiraki, chegará na Rua Ermou, que concentra muitas lojas de marcas famosas. Nos meses de dezembro, janeiro, julho e agosto as liquidações nas lojas podem chegar até 70% de desconto.

No meio desta rua, existe a Igreja de Panaghia Kapnikarea, um templo da Igreja Ortodoxa, construída no século 11.

Outra impressionante obra arquitetônica é a Catedral Metropolitana de Atenas, dedicada à Anunciação, fica na Praça Mitropóleos, bairro de Plaka. Construída com matérias da demolição de 72 outras igrejas.

Se pretender sair para conhecer a noite ateniense, indicamos um jantar em alguma das tavernas ou restaurantes do bairro de Plaka, nos quais você poderá encontrar apresentações de grupos de dança grega e mais uma oportunidade de degustar as delícias da culinária.

Também é ideal que visite o Museu Arqueológico Nacional de Atenas, um dos mais importantes do mundo. Para isso precisará utilizar algum meio de transporte.

Outra dica é passear no bairro Kolonaki, um bairro de pessoas classe média alta, nele existem muitas lojas de grife e restaurantes chiques. Depois de conhecer o Kolonaki, é propício que suba para o Monte Lykavittos, o lugar mais alto de Atenas, com vista para toda a cidade e acessível com teleférico.

Para mais dicas sobre Atenas e outros lugares da Grécia, conheça www.agreciadoseujeito e curta nossa página no Facebook A Grécia do seu jeito. Espero você por lá! :)