No dia 18 de dezembro, terça-feira, à partir das 12h, dezenas de palhaços sairão em passeata pela cidade para comemorar a oficialização da Rua Piolin, antiga Abelardo Pinto, que durante muito tempo foi chamada carinhosamente de “Beco do Piolin”.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Abelardo Pinto, mundialmente conhecido como Piolin (1887-1973), foi um dos maiores palhaços brasileiros.

Abelardo Pinto, mundialmente conhecido como Piolin (1887-1973), foi um dos maiores palhaços brasileiros. Destacou-se por sua criatividade em cena, e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Filho de artistas de circo, ele conquistou o público e o reconhecimento de intelectuais modernistas da década de 1920.

O grupo de palhaços caracterizados desfilará pelas ruas do centro com seus equilibrismos, malabares, monociclos e demais apetrechos cômicos. À frente do batalhão circense seguirá uma banda, também com músicos palhaços.

A “palhasseata” sairá da Galeria Olido em direção à Rua 24 de Maio e fará uma parada estratégica em frente ao Theatro Municipal. Depois, o grupo descerá pela Rua Conselheiro Crispiniano até a Rua Piolin, que fica no Largo Paissandu. No local, será instalada uma placa em homenagem ao Piolin com 64 cm x 32 cm, que traz o nome do palhaço e referências à sua história.