Toda elegância do Vale Europeu, em Santa Catarina
O Vale Europeu é uma região com forte característica dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses, localizada no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. A região oferece diversas atrações que variam da arquitetura típica, aos dialetos que ainda podem ser escutados em alguns lugares. Os restaurantes com culinária de diversos países também não pode ficar de fora. Essa região é muito famosa por receber uma das festas mais conhecidas do país, a Oktoberfest, em Blumenau.
Os morros, vales, cachoeiras e rios dessa região são um convite para prática de esportes como trekking, rapel, mountain bike e parapente. Se você procura por aventura uma dica é a caverna de Botuverá, a maior do Sul do país e uma das mais belas do Brasil. Os amantes do ciclismo podem se deliciar com os 300 km em uma agradável via atravessando 9 cidades do vale, no primeiro circuito ciclístico intermunicipal do Brasil: o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu.
A região também abriga diversos santuários católicos, como capelas, oratório, igrejas e grutas dedicados a diversos santos. Um exemplo é a cidade de Nova Trento, com mais de 30 atrações ligadas à fé católica. A cidade é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, ficando atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Se você pretende conhecer uma região diferente das badaladas praias do estado, viajar pelas estradas que interligam as cidades do Vale Europeu pode ser um ótimo passeio. Em diversos pontos as estradas são cortadas por rios, cascatas, casas de estilo enxaimel, moinhos, capelas, engenhos e paisagens rurais com fazendas que abrem as portas e recebem os turistas, oferecendo atividades de lazer como pescaria, cavalgadas, trilhas, além de artesanatos e produtos regionais. O projeto Acolhida na Colônia agenda visitas a propriedades rurais em doze municípios do Vale Europeu.
Conheça algumas das cidades que fazem parte do Vale Europeu:
Benedito Novo
Benedito Novo é um ótimo destino para apreciadores do ecoturismo. O município abriga cachoeiras com até 100 m de altura e diversas trilhas. A preservação das heranças coloniais na arquitetura e nos jardins bem cuidados também são um ponto positivo para o turismo local. Não deixe de conferir a ponte pênsil localizada no centro da cidade.
Ibirama
Antes dos colonizadores, a cidade de Ibirama era habitada por índios, que até hoje podem ser encontrados na Terra Indígena Ibirama-La Klãnõ, uma área de proteção que ocupa parte do território da cidade e de outros três municípios. As atrações fica por conta das piscinas naturais, grutas e montanhas espalhadas pelas redondezas.
Pomerode
A herança vinda dos imigrantes da Pomerânia, região histórica do norte da Alemanha está em todos os lugares desse município. São mais de 300 construções em estilo enxaimel, tendo a maior quantidade de imóveis tombados pelo Iphan (Instituto Histórico e Artístico Nacional) entre as cidades que que integram os Roteiros Nacionais de Imigração.
Blumenau
Principal atração do Vale do Itajaí, Blumenau é internacionalmente conhecida pela Oktoberfest. A maior festa alemã das Américas, que acontece em outubro desde 1984, que em 2014 atraiu 573.361 visitantes. Fundada em 1850, Blumenau faz reverência às suas origens em cada canto da cidade: nas casas, nos parques, nos monumentos. Os traços da cultura germânica podem ser apreciados nas edificações centenárias de arquitetura alpina e enxaimel, na arte, no artesanato, na rica gastronomia e em outras festas que movimentam a cidade. Construções em estilo colonial, ruas bem cuidadas e jardins floridos também podem ser admirados em passeios pela região central ou nas encantadoras comunidades do município.
Presidente Getúlio
Conhecida como Vale das Cachoeiras, o munício conta com mais de 70 cachoeiras espelhadas pela região. O local é bastante procurados pelos praticantes de rapel, cascading, trekking e voo livre. Traços alemães, italianos e suíços são encontrados na culinária, arquitetura e no artesanato local.
Botuverá
Botuverá abriga a maior caverna da região Sul do país, com salões de até 20 metros de altura cobertos por rochas que mais parecem esculturas naturais formadas há 65 milhões de anos. A Festa Bergamasca celebra a cultura dos primeiros imigrantes vindos de Bérgamo, no norte da Itália e atraí diversos turistas para a cidade.
Nova Trento
Colonizada por italianos vindo de Trento, Nova Trento é o segundo destino turístico religioso mais visitado do país. Milhares de fiéis, peregrinos e romeiros visitam as mais de 30 atrações da cidade, incluindo o Santuário Santa Paulina, consagrada a primeira santa brasileira, que viveu na cidade até 1942.