Novo esporte une prática da corrida à coleta de lixo
Quem, ao observar os lixeiros correndo pelas ruas para abastecer o caminhão, nunca pensou que esses homens precisam manter a forma para aguentar o “batidão” do trabalho? Pois a atividade desses profissionais foi de fato transformada em esporte: é o plogging, que mescla a prática da corrida com a coleta de lixo.
Quando foi morar em Estocolmo, capital da Suécia, o ambientalista Erik Ahlström percebeu que a limpeza das ruas não era exatamente um primor. Considerou, então, que deveria fazer algo a respeito do problema da sujeira nas vias públicas.Chegou, assim, à fórmula do plogging. Atenção aos acessórios necessários para exercê-lo: uma roupa de ginástica, um tênis apropriado, luvas e sacos de lixo.
A ideia é mesmo realizar a coleta de detritos durante a caminhada ou corrida. A atividade aeróbica é turbinada com os movimentos de agachamento para recolher os resíduos espalhados pelo chão.
- Coleta de lixo da praia garante aulas grátis de stand up paddle
- Designer cria embalagem biodegradável para esportistas
- ONU convoca internautas para desafio de combate ao lixo plástico
- Olimpíada 2016: 11 oficinas para trabalhar o esporte na educação
O novo esporte ganhou adeptos fora do território sueco também – o conceito viralizou na internet com as hashtags #plogging e #plogga. Afinal, nada melhor que essa união de benefícios: manter a forma do corpo e a limpeza dos espaços públicos.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
Leia também: Poluição do ar leva 6 países europeus aos tribunais
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.