Portal do Sebrae ensina 5 passos do empreendedorismo sustentável
No mundo dos negócios, há quem pense que ações de sustentabilidade devem estar ligadas a grandes programas corporativos e extensos relatórios analíticos. Ledo engano; aderir a práticas verdes também é perfeitamente possível para as empresas menores. E, para fomentar essa verve nos pequenos empresários e orientá-los em iniciativas de empreendedorismo sustentável, o Sebrae e a ONU Meio Ambiente lançam, neste dia 5 de junho, o Portal da Ecoinovação.
A plataforma se propõe a ser uma fonte de consulta rica em informações sobre como adotar estratégias e modelos de negócio que incluam ganhos ambientais e sociais em sua formulação.
Na apresentação do conceito de ecoinovar, o site deixa claro que trata-se também de uma maneira de se tornar mais competitivo no mercado. Afinal, não só marcos regulatórios mas também as próprias exigências dos consumidores têm direcionado produtos e serviços pelo caminho da sustentabilidade.
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- Sebrae-SP disponibiliza 8 cursos gratuitos online
- 7 soft skills que são essenciais para você ter no currículo se quiser um trampo melhor
- Curso gratuito ensina a combater o desperdício de alimentos
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
O portal, novidade que surge no Dia Mundial do Meio Ambiente, disponibiliza cartilhas, infográficos e vídeos que, de forma bem didática, ensinam os empreendedores a ampliar sua visão sobre o tema e aproveitar oportunidades de ser sustentável em toda a cadeia do negócio.
É nesse contexto que o site indica os 5 passos da ecoinovação para as pequenas empresas. Em primeiro lugar, a recomendação é entender o ciclo de vida e o impacto ambiental das atividades do empreendimento.
A partir desse movimento inicial, é preciso rever estratégias e repensar o modelo de negócio e a forma de atuação da empresa, para em seguida colocar efetivamente em prática os projetos de mudança. O quinto passo é a avaliação dos resultados para eventuais correções de rota.
Leia também: ONU convoca internautas para desafio de combate ao lixo plástico
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.