6 dicas para não ser enganado na Black Friday
Novembro é o mês perfeito para comprar com economia, mas é preciso saber fugir das roubadas
Para quem gosta de comprar e economizar, novembro é o mês perfeito para isso. Afinal, é o período em que acontece a Black Friday no Brasil – data importada dos Estados Unidos. O evento acontece na última sexta-feira do mês, no dia 23 de novembro, mas muitas lojas estendem suas ofertas por períodos mais longos.
O problema é que, como a quantidade de promoções é abundante, algumas podem ser enganosas. Portanto, é importante tomar cuidado para não cair nessas ciladas.
- Black Friday do celular tem iPhone 15 e muitos outros modelos com até 46% OFF
- Black Friday do cabelo: secador, escova secadora, chapinha, modelador de cachos com até 68% OFF
- Black Friday da hidratação: Eucerin, CeraVe, Isdin, L’Occitane Brasil e outras marcas têm até 52% OFF
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
O Catraca Livre separou dicas para você fugir das armadilhas:
1. Confira a reputação das lojas antes de comprar
Existem muitos estabelecimentos que parecem ser confiáveis, mas não são. Por isso, antes de comprar qualquer item, é recomendável verificar a reputação das lojas em outras plataformas. O Reclame Aqui, por exemplo, é uma boa opção para se prevenir dessas situações.
2. Não compre tudo que tiver vontade
Quanto mais você comprar, maior é a chance de você se enfiar em uma roubada. Avalie se você precisa mesmo daquele produto e se seu bolso aguenta o preço. Se não, melhor segurar essa vontade, né?
3. Fique atento aos descontos falsos
Dias antes do evento, as lojas tendem a aumentar os preços dos produtos e, quando chega sexta-feira, voltam ao valor original para passar a impressão de que o desconto foi significativo. Essa prática, chamada de maquiagem dos preços, é considerada publicidade enganosa e a empresa pode ser penalizada por isso. É aconselhável, portanto, que você pesquise os valores dos artigos desejados duas semanas antes da Black Friday, em estabelecimentos diferentes.
4. Respire fundo e se acalme
A Black Friday acaba em 24 horas, mas há descontos em outras datas. Não se sinta pressionado para comprar tudo o que precisa/quer rapidamente, afinal, esta não é a sua única oportunidade. Quanto mais ansioso você ficar, mais impulsivo você vai ser. Assim, a chance de adquirir itens sinônimos de cilada é grande.
5. Mantenha o foco
São tantas opções de produtos e de estabelecimentos que é realmente difícil escolher só alguns para colocar no carrinho. Mas resista a tentação e mantenha o foco. Caso você precise comprar um novo notebook, não visite as partes do site com promoções de roupas.
6. Utilize comparadores de preços
Ao encontrar um produto desejado em uma loja, não se contente com o preço. É bom checar se você não consegue comprar o mesmo item com um valor mais baixo em outra loja, afinal, economizar nunca é demais, né?