Au revoir, Brésil: jovens podem trabalhar legalmente na França
No dia 1° deste mês, entrou em vigor o Programa Férias-Trabalho, fruto de um acordo entre Brasil e França que visa facilitar a circulação de jovens brasileiros e franceses em ambos os países. Os que participarem do programa também poderão trabalhar legalmente no país.
Brasileiros e franceses, com idades entre 18 e 30 anos, terão a possibilidade de entrar em contato com outra cultura e levar na bagagem uma experiência relevante para futuros estudos e para a vida profissional.
Embora esse tipo de acordo franco-brasileiro aconteça de tempos em tempos, não é bom perder a oportunidade. Mas fique esperto: o programa não oferece nenhum auxílio financeiro.
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
Para retirar o visto, é necessário fazer um agendamento pelo site da embaixada francesa e também verificar quais são os documentos necessários para começar a arrumar as malas.
Estudantes que possuem bolsa podem se beneficiar com o visto, mas vale verificar se o bolsista pode trabalhar. Muitos casos são excludentes. Estudantes com bolsa Cnpq, por exemplo, podem pedir vistos de longa duração por outros meios.
Outra possibilidade é procurar uma rede de intercâmbio para auxiliar na tarefa de explorar o país e seus territórios ultramarinos, como a Guiana Francesa e as Antilhas Francesas.
Leia também: