‘Netflix’ dos quadrinhos: conheça o Social Comics e acesse mais de 800 quadrinhos gratuitos

Entre independentes e grandes editoras a plataforma digital libera 14 dias grátis para ler quadrinhos.

Por: Alexandre De Maio
 
A indústria da música e do cinema caminha para as plataformas de streaming, e sucessos como Netflix e Spotify são referências, e em São Paulo três jovens empreendedores lançam o Social Comics, focado nos quadrinhos.

Formado por Fernando Goulart, João Paulo Sette e Marcelo Castro, o projeto acabou de ser lançado e os apps se encontram disponíveis na Apple Store e na Google Play.

O Social Comics tem dois lados, o do leitor, que depois dos 14 dias grátis passa a pagar 19,90 mensais para continuar a tendo acesso ao acervo de quadrinhos, e o dos produtores, que podem cadastrar, divulgar e ganhar com o acessos das suas obras.

“Além de criar um serviço de assinatura de quadrinhos, a grande sacada do Social Comics está na habilidade do trabalho realizado junto aos artistas, às empresas do ramo e, principalmente, aos fãs de HQs. Essa expertise é o que nos distingue”, ressalta João Paulo Sette, CEO do Social Comics e COO da CCXP – Comic Con Experience. O sistema de monetização aos donos das propriedades intelectuais que o serviço exibe é baseado em páginas lidas e não por título, algo inovador nesse mercado.

“Os pagamentos de direitos autorais são distribuídos de acordo com a visualização. Conteúdos com mais leitura recebem uma fatia maior, de forma proporcional”, explica Marcelo Castro, COO do Social Comics.

O mercado de quadrinhos cresce a cada dia, mas a ideia do Social Comics, antes do modelo de negócio teve como inspiração a grande paixão dos sócios por quadrinhos. “Sempre fui apaixonado por quadrinhos. Foi bem difícil no início, por que precisei dar passos pra trás antes de dar outros pra frente”, relembra João Paulo.

Movimentando o mercado

Além de uma nova forma de ler quadrinhos o projeto fomenta o mercado. “Oferecer um novo modelo de distribuição, muito mais rentável e com menos riscos. E para os leitores apaixonados, que somos todos nós, é poder conhecer novos talentos, ter acesso a um conteúdo rico e inexplorado. Fizemos um business plan bem detalhado e o mercado começou a ver que se tratava de algo sério e profissional”, explica João Paulo .

Marcelo Castro, Engenheiro de Software, está feliz com a nota 10 que o site TechTudo deu para o aplicativo e fala sobre os destaques da plataforma. “No lado dos independentes, eu destacaria O Doutrinador (Luciano Cunha), A Última Bailarina (Guilherme de Sousa), Beladona (Denis Mello), O Quarto Vivente (Luciano Salles), Desterro (De Maio e Ferréz), 3000 Anos Depois (Mike Deodato), Menino Caranguejo (Chicolam), QUAD (Schaal, Sanches, Ferigato e Aluísio Cervelle) e muito outros. No lado das editoras, estamos trazendo títulos poderosos da Devir, Draco, Paco’s, Europa, Redbox, Lamen e JBC. Além deles, outras editoras já mostraram interesse na iniciativa e serão anunciadas em breve.”

Fernando Goulart, que também é engenheiro de software, fala sobre o desafio de desenvolver uma plataforma de streaming com características de redes sociais. “Temos um planejamento de evolução tecnológica constante e já programamos as versões 1.1 e 1.2 que serão disponibilizadas para o publico nos próximos meses trazendo novidades como pagamentos por boleto bancário e esteiras inteligentes, estamos preparando também a versão 2.0 que chegará cheia de novidades”, conta.

Como o independente ou editora faz para se cadastrar?

O cadastro do independente é feito diretamente no site www.socialcomics.com.br, clicando na opção “Cadastre-se” do menu “Artista”. A Plataforma exibirá um formulário de inscrição que deve ser totalmente preenchido, além disso, é necessário também enviar as imagens do documento de identificação (RG & CPF ou apenas CNH), que serão usados apenas para conferência dos dados cadastrais. Finalmente, porém não menos importante, o independente deve enviar algumas imagens do portfólio para avaliação por parte do nosso time editorial.

Para cadastrar uma editora, o representante da empresa deve entrar em contato através do e-mail contato@socialcomics.com.br