Quer vender bem no Instagram? Então aposte em um nicho mercado
Por Vitrine 360
Para mostrar desde já como é importante definir o seu nicho de mercado, deixa eu te fazer uma pergunta: vamos supor que você tenha um problema no seu joelho. Você estava andando na rua, tropeçou na calçada, teve uma torção séria e agora precisa de uma operação.
Só que, para cuidar do seu joelho, você pode escolher entre duas possibilidades. A primeira delas é ser tratado por um clínico-geral, que, na vida inteira, fez duas cirurgias de joelho. Já a segunda opção é ser tratado por um especialista em joelhos que, há 15 anos, faz pelo menos três operações por dia de joelho.
Qual seria sua escolha? Tenho certeza de que você optaria pelo especialista, certo?
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Isso porque ele é uma autoridade em joelho. Além de entender tudo do assunto, faz com que você se sinta muito mais seguro ao se tratar com ele.
Agora, tente levar essa ideia para o Instagram do seu negócio. A sua página se parece mais com a de um clínico-geral ou com a de um especialista?
Nada contra clínicos-gerais, claro. Mas, pensando no Instagram, especialmente no início, quando sua página é pequena, você precisa ter muito foco no seu posicionamento. Caso contrário, se você falar de tudo um pouco, para públicos diferentes, você terá sérios problemas para ganhar e fidelizar seguidores.
Mas afinal, o que é um nicho de mercado?
Nicho de mercado é um grupo específico de pessoas com um problema específico que, de preferência, o seu negócio esteja pronto para resolver. Isso significa que não basta você ter um produto, é preciso saber para quem você está criando. E mais, você precisa ser MUITO específico nesta definição.
Por exemplo, se você disser que faz vestidos para mulheres, você não está sendo específico o suficiente. Agora, se você faz vestidos sem material de origem animal para mulheres veganas de 18 a 25 anos, pronto, você pode dizer que tem um nicho de mercado definido.
Dando outro exemplo, utilizando uma profissão que está em alta: o coach. Uma pessoa que se posiciona apenas como coach, dificilmente vai conseguir se destacar no mercado. Agora, alguém que se posicione como coach financeiro especializado em dar estabilidade para pessoas em transição de carreira é alguém que encontrou um nicho e agora tem mais chances de se destacar.
3 motivos que comprovam por que escolher um nicho de mercado é tão importante:
Escolher o seu nicho de mercado não deve ser visto como um detalhe secundário. Pelo contrário, deve ser a decisão mais importante de todas. Elencamos aqui três razões pelas quais você não deve pensar duas vezes antes de fazer esta escolha:
- Você precisa ser muito assertivo para encontrar seu público-alvo e ser encontrado no Instagram
Como alguém que está começando e/ou não tem muita verba para investir, sua comunicação no Instagram deve ser extremamente assertiva. Em poucos posts, e poucas hashtags, você precisa ser capaz de encontrar seu público-alvo e gerar uma identificação com ele. Além disso, é muito importante que as pessoas que entrarem no seu perfil percebam rapidamente se o que você faz é para elas. O mundo das redes sociais é muito rápido. São poucos segundos que você tem para gerar uma identificação e ganhar um seguidor. Então, se sua página não for clara nisso, será bem mais difícil juntar uma legião de seguidores (e clientes). - Muito nais fácil criar sua autoridade
Conforme as pessoas encontram o seu perfil e facilmente identificam sua especialidade, fica muito mais fácil construir sua autoridade. É muito mais simples para as pessoas se lembrarem “daquele perfil que só fala de viagens”, ou “daquela marca que só vende bolsas” ou então “daquela mulher que ensina jovens sobre como economizar dinheiro”. E conforme as pessoas te identificam como alguém que entende muito de um assunto especifico, automaticamente a sua voz começará a ser ouvida com mais atenção. Quem tiver os problemas que você sabe resolver não pensará duas vezes antes de te procurar com dúvidas, pedindo conselhos e ajuda em geral. E assim, muito antes do que você imagina, você se tornou um especialista no Instagram.
- Passa a entender tudo do público-alvo
Ao nichar o seu mercado, é natural que você passe a aprender mais sobre ele. E é aí que algo curioso acontece: quanto mais você estuda, mais percebe que os problemas do seu público-alvo são sempre muito parecidos. A maior parte das pessoas em um nicho possuem dores, desejos, problemas muito parecidos. Basta assim você aprender a resolver estes problemas, que conseguirá resolver o problema de todo o seu público-alvo. Essa condição de saber exatamente quais as dúvidas, quais os serviços mais atendidos, como agradar mais, vão te trazer outro fator fundamental para o sucesso: a confiança. É muito melhor falar com um cliente sabendo responder todas as objeções que ele possa ter ao seu produto ou serviço. E assim, fica muito claro porque é fundamental para o seu sucesso no instagram definir para ontem um nicho de mercado e focar nele.
Como Encontrar o Seu Nicho De Mercado
O mais importante é que a escolha de um nicho de mercado deve passar por três princípios básicos: paixão, habilidade e demanda.
Quando falamos em paixão, significa algo que você ame fazer. Por exemplo, eu, Rafael, odeio física quântica. Então, não adianta nada alguém me dizer que eu teria uma ótima oportunidade fazendo um perfil sobre isso, pois eu odiaria passar o dia pensando nesse assunto.
Então, pense em você, nas suas paixões e responda: que assunto ama falar a respeito?
O segundo ponto importante é a habilidade. Lembre-se do médico que citamos no início deste artigo. De nada adiantaria ele ser especializado em joelhos se, todos os dias, cometesse erros nas cirurgias. Em uma semana, estaria fora do mercado.
Então, procure por temas dos quais você tenha alguma habilidade, conhecimento, ou pelo menos muito interesse em conhecer. Não é preciso ser um expert para começar, longe disso. Mas é preciso estar em constante aperfeiçoamento. Afinal, lembre-se, as pessoas vão te ver sempre como um especialista.
Por último, é preciso haver demanda. Não adianta nada você ser especialista em algo que ninguém tem interesse em saber. Caso isso aconteça, a sua página de Instagram ficará vazia.
Para saber se o seu tema tem demanda e pessoas interessadas em saber mais sobre ele, existem alguns recursos na internet que você pode utilizar. Entre eles, o Google Trends, pelo qual você consegue saber quantas vezes uma palavra-chave é buscada mensalmente no Google, por exemplo.
Caso ache essa opção muito complexa, até mesmo uma busca básica no Google pode te dar pistas. Procure saber se a sua ideia de tema tem muitos resultados de busca, procure ver se há pessoas anunciando sobre o assunto.
Ao contrário do que você possa imaginar, é bom sinal se você encontrar mais pessoas falando sobre o mesmo tema que você. Isso significa que seu nicho de mercado tem procura constante, logo, você terá mais facilidade para encontrar seguidores.
Então, para definir o seu nicho de mercado, pense nestes três quesitos: paixão, habilidades e demanda de mercado.
Conclusão: comece agora a nichar a sua página
Não se desespere se você tem uma página no ar e nunca pensou em nichos de mercado. Você pode começar a mudar isso já a partir do seu próximo post.
Caso esteja começando sua página do zero, ótimo, defina isso antes mesmo de começar.
Também pode-se argumentar: e páginas como a Amazon, por exemplo, que vendem de tudo um pouco?
A verdade é que elas podem se dar a esse luxo hoje por já serem gigantes, mas um dia, no passado, elas também já foram lojas de nicho. No caso da Amazon, por exemplo, ela passou muitos anos apenas como livraria antes de expandir suas áreas de atuação.
Então, no que diz respeito a público-alvo e problema a ser resolvido, comece pequeno. O quanto mais específico, melhor.
E lembre-se, nenhuma escolha é definitiva. Caso você escolha um nicho hoje, mas, mais para frente, sinta que precisa fazer uma adaptação, tudo bem. Faça.
O importante é que você esteja sempre em constante movimento e adaptação, buscando o caminho certo.
Este artigo faz parte de uma parceria entre o Vitrine360, consultoria especializa em marketing digital no Instagram, e o Catraca Livre. Foi desta parceria que surgiu o Revoluciona Instagram.
Ele é voltado para marcas criativas, empreendedores, profissionais liberais e comércios que percebem a necessidade de utilizar o Instagram para divulgar seu negócio.
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