Projeto possibilita gerar energia enquanto pedala

Por: Catraca Livre
Projeto gera energia limpa e estimula atividade física. (Imagem: divulgação)

As bikes estão ganhando mais importância nas grandes cidades. Em 2013 o número total de vias exclusivas para bicicletas era de 73 km, em toda a cidade de São Paulo. De junho para cá já foram criados outros 70,6 km de novas ciclovias, aumentando o total para quase 174 km.

Ano passado, o Ibope estimou que 174,1 mil pessoas usavam a bicicleta não apenas como lazer, aos fins de semana, mas também para se deslocarem diariamente na cidade. Já no levantamento desse ano, o número dos que afirmaram usar a bicicleta todos os dias, subiu para 261,1 mil.

Nesse contexto, empreendedores norte americanos perceberam que a utilidade da bicicleta pode ir muito além da prática de atividade física e a de deslocamento.

Nos últimos cinco anos, um grupo de amigos desenvolveu um projeto chamado de Dynapods, que são máquinas movidas por pedais. Além de unidades personalizadas, eles desenvolveram dois produtos para serem comercializados: um dynapod maior, chamado de Big Rid, que pode ser embutido nas mesas de trabalho; e o Pedal Genny, que é menor e pode ser levado a qualquer lugar.

Com esse equipamento, a ideia é que a pessoa possa pedalar enquanto trabalho e gerar energia para carregar seu computador ou seu celular. Com isso, além do exercício físico, a pessoa estaria produzindo uma forma de energia limpa.

A ideia foi levada pra o Kickstarter, plataforma de financiamento de projetos criativos, para ser produzido em larga escada. O Big Rid será vendido por US$ 2 mil e o menor por US$650.