Créditos:

Os Sonhadores

Nesta semana, o Centro Cultural da Juventude dá continuidade à mostra “A Juventude Francesa no Cinema Francês”, e reproduz clássicos sobre adolescentes incompreendidos, retratados durante passagem a fase adulta.

Dia 16 é a vez do filme “O Sopro no Coração”, de Louis Malle. Seus filmes bebem do estilo da Nouvelle Vague e toca em temas nada fáceis para serem trabalhados no cinema.

“O Sopro do Coração” conta a história de Laurent, um jovem da classe média alta de Dijon que escolheu viver uma adolescência diferente dos demais jovens de sua idade. O convívio com os irmãos mais velhos, um amadurecimento intelectual prematuro, fazem da história desse jovem, singular.  Temas improváveis de serem contados sem a sensibilidade única de Malle tornaria o filme mais assustador para até mesmo o público menos conservador. Algumas cenas remetem ao “Os Sonhadores”, de Bernardo Bertolucci. A forma como os personagens são apresentados ao espectador também.

Na quinta-feira, 17 a projeção será o clássico do diretor Claude Miller, “Ladra e Sedutora”. O filme retrata a história de Janine, adolescente vivida pela atriz Charlotte Gainsbourg, desajeitada e ladra de pequenas coisas, como pacotes de cigarros, que se apaixona por Raoul, outro jovem marginal. O roteiro do filme é de François Truffaut.

O ciclo ainda oferece mais três projeções de filmes da atualidade do cinema francês. No dia 23, “Questão de Imagem”, da diretora Agnés Jaoui, dia 24, o cultuado “Entre os Muros da Escola”, de Laurent Cantet e “A Bela Junie”, de Christophe Honoré, 30.

As sessões acontecem às quartas e às quintas, sempre às 20h, com entrada Catraca Livre.

Confira programação completa dos filmes

O SOPRO NO CORAÇÃO

(França, 1971, 118 min). Dir.: Louis Malle. Com Lea Massari, Benoît Ferreux e outros. 18 anos.   Adolescente descobre o mundo ouvindo discos de Charlie Parker e lendo tudo o que lhe cai nas mãos.
/ Dia 16

LADRA E SEDUTORA
(França, 1988, 110 min). Dir.: Claude Miller. Com Charlotte Gainsbourg, Simon de La Brosse e outros. 14 anos.
Ao ser abandonada pela mãe, adolescente precisa aprender a cuidar de si.
/ Dia 17

QUESTÃO DE IMAGEM
(França, 2004, 110 min). Dir.: Agnès Jaoui. Com Agnès Jaoui, Marilou Berry, Jean-Pierre Bacri e outros. 14 anos.
A história de quatro pessoas infelizes com suas vidas: uma garota obesa; seu pai, um escritor que não aceita a velhice; a professora de canto descrente de seu talento; e seu marido, um escritor desanimado com a falta de sucesso.
/ Dia 23

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
(França, 2007, 128 min). Dir.: Laurent Cantet. Com François Bégaudeau, Nassim Amrabt e outros. 12 anos.
A experiência de um professor de francês em uma escola da periferia parisiense que trabalha com uma classe formada por alunos de várias etnias.
/ Dia 24

A BELA JUNIE
(França, 2008, 90 min). Dir.: Christophe Honoré. Com Louis Garrel, Léa Seydoux e outros. 16 anos.
Após a morte da mãe, garota muda de escola e encontra, no professor de italiano, o grande amor de sua vida.
/ Dia 30

A Juventude Francesa no Cinema Francês