A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura promove no dia 19 de maio, às 20h, palestra sobre pintor e ilustrador francês Jean Baptiste Debret (1768-1848), um dos principais nomes da Missão Artística Francesa ao Brasil do século XIX. O palestrante será Pedro Corrêa do Lago, bibliófilo, colecionador e autor de diversas obras sobre arte, iconografia e história – entre elas Taunay e o Brasil, um catálogo completo sobre a produção do pintor Nicolas-Antoine Taunay durante a Missão.

O evento faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, que na Casa das Rosas tem como foco discutir a influência francesa na literatura e poesia brasileira.

Créditos:

Obra de Debret

Entre os assuntos abordados estão a vinda do artista na primeira metade do século XIX (Debret chegou ao Rio em março de 1816 e ficou no Brasil até 1831), com a Missão Artística Francesa, convocada pelo príncipe regente de Portugal D. João VI para retratar todos os momentos da monarquia em terras brasileiras, além dos escritos Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, obra documental que se tornou um dos poucos registros dos usos e costumes da época no Rio de Janeiro.

A realização é da Secretaria de Estado da Cultura em conjunto com a Poiesis – Organização Social de Cultura, que administra a Casa das Rosas.

Jean Baptiste Debret na Casa das Rosas