22ª Parada do Orgulho LGBT sai à luta em SP com o tema ‘eleições’
O ato acontece no dia 3 de junho na Avenida Paulista
Em sua 22ª edição, a Parada do Orgulho LGBT sai às ruas de São Paulo no domingo, dia 3 de junho, com um tema bastante atual: eleições. A festa em prol de direitos leva todo seu brilho para um dos cartões postais da cidade, a Avenida Paulista, com concentração a partir das 10h em frente ao MASP.
Organizado há mais de 20 anos pela ONG APOGLBT SP (Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo), o movimento tem como slogan em 2018: “Poder pra LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz”.
Em seu manifesto, a Parada LGBT explica a escolha do tema de 2018. “Estamos presentes nas empresas públicas e privadas, na cidade e no campo, no asfalto e nas favelas, nos bairros abastados e nas periferias, assim como na propaganda, nas artes, nos filmes e nas novelas. Representamos cerca de 10% dos mais de 207 milhões de brasileiros e brasileiras. Temos orgulho de sermos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais, Travestis, Transgêneros e Intersexos (LGBTI+)”, diz o texto.
- Riachuelo reforça seu compromisso com a diversidade no Mês do Orgulho LGBTI+
- ‘Fora das Margens’: uma luta pela defesa dos direitos LGBTQIA+
- O que mudou após 1 ano da criminalização da LGBTfobia no Brasil?
- Livro conta história da Casa 1, que acolhe pessoas LGBT
“Apesar de tudo isso, ainda não nos enxergamos no espelho da política. No Congresso Nacional, dos 581 parlamentares, temos apenas um deputado assumidamente homossexual que defende as cores da nossa bandeira. Infelizmente, ainda são poucos os políticos heterossexuais e cisgêneros aliados que abraçam a pauta LGBTI+, por mais direitos humanos e cidadania, em seus discursos e plataformas políticas”, continua.
Segundo os organizadores, apesar dos avanços, a luta LGBT sofre constantes ameaças das bancadas conservadoras. “Temos o poder nas nossas mãos; o nosso voto. Neste ano, ele será nossa voz, nossa arma e nosso trunfo. Precisamos nos empoderar das urnas e dos nossos direitos conquistados para elegermos presidente, governadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores que nos enxerguem como cidadãs e cidadãos e nos representem, sejam eles e elas LGBTI+ ou não.”
“Queremos que nessas, e nas próximas eleições, nossas vozes sejam ouvidas nas urnas e fora delas, e que nossos votos nos representem de fato”, convoca o manifesto.
Para mais informações sobre a Parada do Orgulho LGBT, acesse o site e o Instagram. Confira também o evento oficial no Facebook.
- Leia também: