‘A homofobia é uma agressão contra todos nós que acreditamos num país melhor’
Criada em 2011 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) desenvolve ações que fortalecem o combate a discriminação por conta de orientação sexual ou identidade de gênero.
Diversas campanhas já foram realizadas pela instituição com o propósito de envolver toda a sociedade na luta por direitos civis e humanos, “independente de sua orientação sexual, raça, gênero ou religião”. Um trabalho que visa “uma sociedade mais justa onde os direitos de todos sejam igualmente respeitados”.
Nesta quinta-feira, 2, a instituição divulgou o vídeo de sua nova campanha: “CEDS – A Sua Voz Na Luta Contra o Preconceito”, que conta com a participação de diversas celebridades, como Betty Lago, Bruno Gagliasso, Antonio Pitanga, Glória Pires e Mateus Solano. No vídeo são apresentados diversos dados sobre as consequências do preconceito no Brasil, incluindo mortes diárias de pessoas nesse contexto. Veja abaixo:
- As 10 melhores séries que falam sobre sexo
- O que se sabe sobre o barbeiro que agredia gays e grava ataques no Rio
- Roberto Jefferson é multado em R$ 31,9 mil por declarações homofóbicas
- Após chamar Alex de ‘gazela’, Vini Buttel é denunciado por homofobia
A ação “quer servir como aliada de quem sofre (ou vê alguém sofrer) preconceito. Informar, comunicar, mostrar-se presente e ser cada vez mais atuante. É preciso fazer alguma coisa para mudarmos esse triste panorama”, diz o texto de apresentação do vídeo.