Aluno da FGV-SP faz comentário racista para caloura bolsista

A partida foi interrompida e alguns dos estudantes tentaram encontrar o responsável, sem sucesso; faculdade abriu sindicância para apurar o caso

Uma aluna de 17 anos e é caloura da faculdade de administração de empresas da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas) que participava de um campeonato esportivo interno da instituição foi hostilizada com um grito de “Negrinha, aqui, não!” vindo da torcida. As informações são dos repórteres Joana Cunha e Jairo Marques, do jornal “Folha de S.Paulo”.

Bolsista da FGV-SP é vítima de ofensa racista

O aluno não foi identificado, mas estava na torcida, na lateral da quadra. A partida foi interrompida e alguns dos estudantes tentaram encontrar o responsável, sem sucesso.

A FGV afirmou à Folha que abriu uma sindicância para apurar o caso. Sabe-se que o comentário ofensivo saiu da arquibancada onde estavam os universitários de economia.

A vítima preferiu não ser identificada. Ela está recebendo apoio do coletivo 20 de Novembro, que reúne alunos negros e emitiu uma nota sobre o caso. “Não vamos admitir que atos como esse continuem acontecendo dentro dos muros da instituição. Exigimos que a coordenação do curso de economia apure o fato e responsabilize os envolvidos”, diz o texto.

O diretor da escola de conomia, Yoshiaki Nakano, também emitiu nota sobre a ofensa. Nela, diz que a instituição considera “inaceitáveis e injustificáveis quaisquer ações preconceituosas ou intolerantes” e ressalta que esses comportamentos “são passíveis de sanções por má conduta, tais como advertência, suspensão ou exclusão previstas em regimento e normas da escola”.

Leia a reportagem na íntegra.