Parceira do Catraca Livre vai ajudar Facebook a combater mentiras
Aos Fatos já é parceiro do Catraca Livre em outra iniciativa de combate a fake news
A partir da próxima semana, o Facebook dará início a um programa de verificação de notícias em parceria com as plataformas de checagem Aos Fatos, também parceiro do Catraca Livre.
Aos Fatos faz parte do projeto ReVer, criado pelo Catraca Livre para combater a desinformação nas redes sociais. O Catraca Livre doou R$ 100 mil para Aos Fatos desenvolver o robô Fátima destinado a detectar mentiras na internet.
Junto com Aos Fatos, participará também a Lupa, especializada em checagem de notícias. As duas empresas terão acesso às notícias denunciadas como falsas pela comunidade no Facebook para analisar, diariamente, se são verdadeiras ou não.
Segundo o Facebook Brasil, todos os conteúdos classificados como falsos serão punidos e terão sua distribuição orgânica reduzida no feed de notícias. Páginas no Facebook que repetidamente compartilharem notícias falsas terão todo o seu alcance diminuído.
- Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores
- 5 fake news bizarras sobre a guerra da Ucrânia
- Fátima Bernardes desmente fake news publicada por Eduardo Bolsonaro
- Perfis que compartilham fake news no Facebook podem ‘sumir’
A rede social afirma que o mecanismo, nos EUA, onde já funciona há algum tempo, permitiu cortar em até 80% a distribuição orgânica de notícias consideradas falsas por agências de verificação parceiras americanas.
“Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”, afirma a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel.
“Aos Fatos foi criado sob a premissa de que todas as pessoas têm direito à informação verificada. Essa iniciativa casa bem com essa filosofia, além de amplificar o necessário trabalho dos checadores de fatos durante um período crítico da história brasileira”, diz a diretora de Aos Fatos, Tai Nalon.
“Entramos neste projeto com muita energia e acreditando fortemente no impacto que ele terá, ainda mais num ano eleitoral. Melhorar a qualidade do debate público é um desafio para toda a sociedade, e estamos felizes em participar desta iniciativa junto com o Facebook”, diz a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila.
Além de reduzir o alcance de conteúdos considerados falsos, o Facebook enviará notificações para pessoas e administradores de Páginas que tentarem compartilhar esse conteúdo, alertando-os que a sua veracidade foi questionada por agências de verificação.
Notícias consideradas falsas pelas agências de verificação não poderão ser impulsionadas no Facebook. E as Páginas que publicarem com frequência tais conteúdos não terão mais a opção de usar anúncios para construir suas audiências.
Rede da Verdade
No dia 1º de abril, Dia da Mentira, foi lançada a ReVer, ou Rede da Verdade. Formada por um grupo de veículos e instituições, entre eles Catraca Livre, Microsoft, OAB, FGV, ESPM, Instituto SEB de Educação e Aos Fatos, trata-se de uma ferramenta para identificar as informações falsas divulgadas na internet. A solução compreende uma tecnologia de inteligência artificial, além de um núcleo de acadêmicos consultores e equipes de checagem.
Desenvolvido pelo Aos Fatos, o robô Fátima, que vem de “FactMa”, uma abreviação de “FactMachine”, poderá ser utilizado no Twitter e no Facebook. Ele vai monitorar tuítes com links para notícias e informações falsas ou distorcidas e responder com informação verificada. Isso significa que cada perfil que compartilhar no Twitter uma informação errada vai receber automaticamente do perfil @fatimabot, operado automaticamente por Aos Fatos, um link para a checagem de fatos relacionada àquele tuíte.
Trata-se de um estratégia inovadora de “checagem de guerrilha”: o objetivo é conjugar produção de jornalismo de qualidade e se apropriar de ferramentas já usadas por perfis que impulsionam desinformação na rede social. Serão centenas ou mesmo milhares de tuítes disparados por @fatimabot para cada um que compartilhar desinformação no Twitter. Desse modo, todos que eventualmente forem expostos a notícias falsas também terão contato com a respectiva checagem do fato em questão.
No Facebook, ele vai responder perguntas quando a pessoa quiser saber se aquele notícia é falsa.
Junto com o Fátima, vai ser operado um sistema de monitoramento da internet criado pelo Stilinge, capaz de detectar informações suspeitas, usando recursos de inteligência artificial.
- Leia também: