Apesar da repressão, estudantes ocupam sexta escola contra a proposta de “reorganização”

Quinta-feira teve novas ocupações em escolas da capital paulista e região metropolitana; alunos promovem atividades culturais e aulas públicas para debater o tema

Na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a reintegração de posse da escola estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Com a decisão do juiz Luis Felipe Bedendi, os alunos terão até 24 horas para deixar  o prédio ocupado há três dias por dezenas de alunos – e com apoio de movimentos sociais .

Apesar de recorrentes episódios marcados pela violência policial, incluindo uso do gás de pimenta contra duas estudantes, a postura repressiva do governo paulista parece apenas contribuir para novas invasões espalhadas pela cidade, que neste momento já contabiliza seis unidades ocupadas contra a proposta de reorganização. Confira quais são:

E.E. Fernão Dias (Pinheiros)

E.E Castro Alves (Vila Mariza Mazzei )

E.E. Salvador Allende (Conj. José h)

E.E Valdomiro Silveira (Santo André)

E.E Diadema (Diadema)

E.E Heloísa Assumpção (Osasco)

Ocupações em foco e nas redes sociais 

Criado para registrar e divulgar experiências de luta e organização vividas por alunos de diferentes escolas, o coletivo “O Mal Educado” tem usado as redes sociais para compartilhar informações sobre o levante. Aqui, o Catraca Livre destaca algumas fotos publicadas no Facebook: