Apps de espionagem de celular relacionados a violência doméstica

Cada vez mais cresce o problema de cônjuges e chefes utilizando aplicativo de espionagem que leem todas as mensagens, ouvem todas as chamadas e até mapeiam os passos da vítima.

Esses aplicativos são vendidos no mercado negro e instalados nos celulares sem o consentimento ou conhecimento dos donos dos aparelhos e estão sendo cada vez mais relacionados à violência doméstica e até homicídios.

O problema é global, mas tem sido particularmente preocupante em países como a Índia. Um levantamento feito pelo India Today mostra uma grande disseminação dos apps, que são ilegais, em celulares corporativos e presenteados para esposas pelos maridos.

Apps que espionam todas as mensagens e até a localização das vítimas estão sendo usados para crimes passionais como agressões e assassinatos.

“Eu lhe dou um software que você deve instalar (no celular da sua esposa sem ela perceber). A instalação leva apenas cinco minutos. Depois disso, o controle total do dispositivo estará em suas mãos,” disse ao veículo o detetive Vibhav Gupta, da cidade de Delhi.

“Você poderá ouvir as chamadas recebidas e realizadas, verificar sua localização e ver todos os detalhes dos contatos. Também será possível ler as mensagens de texto enviadas e recebidas, além de ver as fotos que ela está compartilhando.”

Os aplicativos de espionagem estão disponíveis para todos os sistemas operacionais móveis e um deles, chamado Mobistealth, foi utilizado para um cometer um assassinato na Austrália em 2013.