Reprodução

Créditos: Reprodução

O "Dia Internacional do Voluntário" foi instituído pela ONU em 5 de dezembro de 1985.

Tempo livre. O que fazer com ele? São muitas as opções: viajar para conhecer novas culturas, assistir a todos os filmes que ainda não assistiu, terminar a pilha de livros que se acumulou ou, de repente, fazer a diferença e realizar trabalho voluntário.

São muitas instituições que precisam dos mais diversos serviços, desde assistência social até atendimento a pessoas que sofrem de depressão ou se sentem solitárias.

Aqueles que têm interesse em atuar nesse segmento podem consultar sites que ajudam na busca por instituições. Na página do CVSP (Centro de Voluntariado de São Paulo), por exemplo, é possível encontrar ONGs próximas à residência digitando o número do CEP. Há também a opção de escolher quais áreas se pretende atuar e o público que será beneficiado - crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

O site Seja um Voluntário também traz sistema de pesquisa, porém a busca não se limita apenas a São Paulo e traz resultados de todo o país. Mas se a locomoção até as entidades ainda for um empecilho, existe um projeto que resolve esse problema.

Fruto do Instituto Voluntários em Ação, criado em Florianópolis no ano de 1998, o serviço permite que internautas contribuam do próprio computador. A página Voluntários On-line aceita contribuições como tradução de textos, revisão, diagramação etc. Deste modo, a ferramenta permite que qualquer pessoa no mundo faça a diferença e contribua para a melhoria da sociedade.