Assista: Caio, namorado de Jout Jout, fala sobre racismo e identidade negra
Como de costume, todas as terças-feiras Jout Jout publica um vídeo em seu canal. A surpresa é que desta vez ela não é a protagonista, mas sim Caio, o namorado que sempre interage por detrás da câmera.
Trata-se de uma “resposta” à polêmica sintetizada no texto O namorado negro da Jout Jout e o racismo nosso de cada dia, em que o autor relatou o surgimento de comentários preconceituosos na internet em relação à fisionomia de Caio.
No vídeo “Caião quer conversar” o próprio levanta um tema muito importante e faz uma reflexão sobre sua identificação racial. Ele conta que, até então, se declarava como pardo e não havia parado para pensar na questão.
- Internautas acusam Record de racismo ao associar Beyoncé a ‘magia negra’
- Racismo: Aluno se nega a receber material das mãos de professora negra
- Negros apontam inclusão no mercado de trabalho como tema mais urgente
- Leandra Leal posta foto rara com a filha para falar sobre racismo
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) citados no vídeo, em 2010 a composição étnica no Brasil traz os seguintes números: 7,52% se consideram negros, 43% se consideram pardos e 47% se definem como brancos.
“Talvez essa grande quantidade de pardos seja dessa falta de discussão”, diz Caio. “Algumas das pessoas que falaram que eu não sou negro estavam tentando me proteger de ser negro, como se ser negro fosse uma coisa negativa”, completa.
No fim, ele ainda dá a letra sobre o motivo de optar não se expor. Confira o vídeo completinho: