Brasil suspende negociação com Europa para receber refugiados sírios

Com informações da BBC Brasil

17/06/2016 18:39

O governo do presidente em exercício Michel Temer suspendeu as negociações entre Brasil e União Europeia para acolher refugiados sírios no país. A decisão é contrária à posição da presidente afastada, Dilma Rousseff, que ressaltava que o Brasil estava “de braços abertos” para receber pessoas que fogem da guerra civil na Síria.

De acordo com informações da BBC, a ordem veio do ministro interino da Justiça, Alexandre de Moraes, e foi comunicada à equipe nesta semana. Aproximadamente 5 milhões de sírios deixaram o país desde o início da guerra civil. O deslocamento causou a maior crise humanitária mundial dos últimos 70 anos.

No Brasil, há cerca de 10 mil refugiados reconhecidos
No Brasil, há cerca de 10 mil refugiados reconhecidos

No Brasil, há pouco menos de 10 mil refugiados formalmente reconhecidos, sendo que a maioria é de nacionalidade síria. Com a Resolução Normativa 17 do Conare, todos os sírios que desejarem vir para o Brasil têm direito ao visto humanitário e entrada imediata no território.

Por meio das medidas do ministro da Justiça anterior, Eugênio Aragão, o objetivo era obter recursos internacionais para trazer 100 mil sírios ao país nos próximos cinco anos. A iniciativa brasileira era considerada exemplar pelo Acnur (Agência da ONU para Refugiados) e contrastava com a de várias nações que vêm endurecendo suas políticas migratórias.

Leia a reportagem na íntegra.