A cada sete segundos uma menina é forçada a se casar no mundo

A cada sete segundos, uma menina com menos de 15 anos de idade é forçada a se casar no mundo. É o que revela um relatório divulgado pela ONG Save the Children nesta terça-feira, 11, “Dia Internacional da Menina”. Em países como Índia e Somália, é comum que crianças de até dez anos sejam obrigadas a se relacionar com homens mais velhos.

De acordo com a ONG, o casamento infantil priva as jovens da educação e também aumenta o risco de morte ou danos no parto, caso elas tenham filhos antes de que o corpo esteja preparado.

O relatório foi lançado em alusão ao “Dia Internacional da Menina”, em 11 de outubro
Créditos: Getty Images/iStockphoto
O relatório foi lançado em alusão ao “Dia Internacional da Menina”, em 11 de outubro

“Meninas que se casam cedo demais frequentemente não podem ir à escola e estão mais propensas a sofrer violência doméstica, abuso e estupro. Elas engravidam e são expostas a doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV”, alerta a presidente da Save the Children International, Helle Thorning-Schmidt.

O relatório, intitulado “Até a última menina. Livres para viver, livres para aprender, livres de perigo”, mostra um ranking com 144 países, classificados do melhor para o pior com base no casamento infantil, educação, gravidez na adolescência, mortalidade materna e número de legisladoras mulheres.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o número estimado de mulheres que se casa antes dos 18 anos deverá passar dos 700 milhões atuais para cerca de 950 milhões em 2030.