Campanha do papel higiênico preto é acusada de racismo

Marca usou 'black is beautiful' como uma hashtag

24/10/2017 10:40

Campanha do papel higiênico gerou polêmica nas redes sociais
Campanha do papel higiênico gerou polêmica nas redes sociais

Parece que virou moda todo mês uma empresa resolver propagar um novo produto e, de quebra, ser acusada de racismo junto.

Leia também:

Dessa vez, a Santher, detentora da marca Personal, que acaba de lançar o tal papel higiênico vip de cor preta, derrapou na hora de criar uma das frases para o produto.

Eles definiram a expressão “Black is Beautiful” como hashtag, o que foi apontado como um desrespeito de uma das expressões mais impactantes da história do movimento negro.

Vale lembrar que “Black is Beautiful” é uma frase muito – MUITO – empoderada e conhecida.

A expressão surgiu na década de 60, nos Estados Unidos, em um momento em que a comunidade afro-americana lutava por direitos civis básicos. Lutava ainda contra a violência racista cometida pelo sistema político em vigor no país, que matava – e ainda mata – jovens negros e pobres.

Por fim, exaltava a beleza e a natureza negra, que era considerada vulgar e feia.

O uso distorcido da frase, claro, despertou a ira nas redes sociais.

“Se você digitar ‘black is beautiful’ em QUALQUER LUGAR DO MUNDO, você encontrará referências a Angela Davis, Malcolm X, O Partido Panteras Negras para Autodefesa, Fela Kuti, James Baldwin, Nina Simone, mas não no Brasil”, comenta o escritor Anderson França em uma postagem.

“O desrespeito não tem limites”, lembra o Coletivo Sistema Negro em um recado direcionado diretamente à marca.

Após a repercussão negativa nas redes sociais, a própria estrela da campanha, a atriz Marina Ruy Barbosa, apagou a postagem anunciando a campanha que havia feito no Instagram nesta segunda-feira, 23. Apesar de ter desaparecido do perfil da atriz, a postagem ainda está registrada no compartilhamento que a marca fez.

As fotos da atriz usando o vestido feito com o papel seguem circulando pela internet, mas o slogan foi apagado de todos os registros.

Marina ainda postou uma justificativa sobre sua participação na campanha nesta terça-feira, 24. Confira:

Veja a reação nas redes sociais:

https://twitter.com/Cecillia/status/922552904866848768

https://www.facebook.com/DinhoEscritor/posts/699787510232048

O DESRESPEITO NÃO TEM LIMITES!! Um recado Santher (dona da marca Personal) e a agência Neogama (criadora da campanha):…

Posted by Coletivo Sistema Negro on Monday, October 23, 2017

Leia mais: