Campanha nos EUA quer uma mulher nas notas de 20 dólares
Uma campanha nos EUA quer inserir a figura feminina nas notas de dólares e corrigir uma lacuna histórica do país. Batizada de “Women on 20s” (“mulheres nas notas de 20”, em tradução livre), a proposta ganhou visibilidade nas redes sociais nesta semana depois da adesão da atriz e diretora Susan Sarandon. Ela publicou em seu perfil no Facebook uma foto apoiando a ideia.
A campanha virtual coleta assinaturas para pedir ao presidente Barack Obama que substitua a imagem de Andrew Jackson (1767-1845) pela de uma mulher. O sétimo presidente estadunidense ficou conhecido pela conduta militarista, além de ter desalojado povos indígenas e por não concordar com a ideia de um Banco Central nos EUA.
A executiva Barbara Ortiz Howard e a jornalista Susan Ades Stone são as responsáveis pelo site da campanha (www.womenon20s.org). Nele estão disponíveis textos biográficos sobre 15 candidatas – mulheres que marcaram a história americana.
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
É possível votar, por exemplo, na ex-primeira dama e embaixadora na ONU Eleanor Roosevelt (1884-1962), a ativista civil Rosa Parks (1913-2005) e a líder feminista Alice Paul (1885-1977), entre outras.
Assista ao vídeo de divulgação da campanha a seguir:
Se a campanha chegar em 100 mil assinaturas, uma petição será enviada ao presidente Barack Obama, que poderá realizar a mudança sem necessidade de um aval do Congresso.