Catraca Livre lança campanha #23MinutosDeVida
A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil. E isso não pode passar batido
O relatório final da CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens no Brasil, divulgado nesta quarta-feira, 8, aponta que um jovem (de 15 a 29 anos) negro é assassinado no país a cada 23 minutos.
De autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o relatório da CPI toma por base os números do Mapa da Violência, realizado desde 1998 pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. O último Mapa é de 2014 e contabiliza os homicídios de 2012: cerca de 30 mil jovens de 15 a 29 anos são assassinados por ano no Brasil, e 77% (cerca de 23.100) são pretos ou pardos.
Por conta desses dados preocupantes, o Catraca Livre resolveu lançar a campanha #23MinutosDeVida. Ao longo da tarde desta quinta-feira, 9, publicaremos em nossa página oficial no Facebook, sempre a cada 23 minutos, a imagem de um nome masculino, representando mais um jovem negro assassinado no país.
- #ElaNãoPediu: Catraca desenvolve campanha contra violência doméstica
- Delegado é preso suspeito de matar a esposa e enteada a tiros no PR
- Clara Haddad faz contação de história única em São Paulo
- Feminicídio: PM mata esposa com arma da corporação e se suicida
“É uma vergonha nacional” disse o senador Lindbergh após apresentar o relatório. Ele afirma que os índices são resultado de uma política de criminalização da pobreza e do racismo introjetado na sociedade.
Quer saber mais sobre a CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens no Brasil. Acesse aqui e fique por dentro.